30 de março de 2014 | N° 17748
#100HAPPYDAYS
Por uma centena de dias felizes
Você conseguiria ficar feliz por cem dias seguidos? Este é o desafio lançado em um site por meio de uma hashtag nas redes sociais
Desafiados pela hashtag #100happydays, milhares de internautas ao redor do mundo estão tentando mostrar que conseguem ser felizes por cem dias consecutivos. A proposta consiste em postar uma foto por dia na rede social de sua preferência, valorizando um momento feliz. Dê uma olhada na timeline mais próxima e você vai encontrar alguém que aderiu à campanha.
“A capacidade de apreciar o momento é a base para uma ponte em direção à felicidade de longo prazo”, propagandeia o texto de convocação do site 100happydays.com – traduzido para 22 idiomas. Mas 71% dos que entraram no desafio não conseguiram chegar até o final. O motivo? “Essas pessoas simplesmente não tinham tempo para serem felizes”, diz o texto.
Com essa convocação, o site já conseguiu o cadastro de mais de 350 mil internautas. Quem estaria por trás da iniciativa é um suíço de 27 anos chamado Dmitry Golubnichy, conforme apurou o canal HLN, que pertence ao grupo CNN e se propõe a dissecar as histórias mais vistas e mais compartilhadas das redes sociais. Golubnichy teria proposto um autodesafio em novembro do ano passado e começou a postar fotos felizes no Instagram.
Em dezembro, resolveu compartilhar o desafio com o mundo e criou o site, que logo se tornou um viral. Centenas de blogs passaram a comentar o desafio, e a cada postagem surgem novos adeptos em um país diferente. Foi assim com Thais Amaral, 25 anos. A advogada de Porto Alegre leu uma notícia sobre o desafio e gostou da proposta porque “o pessoal usa muito as redes sociais para reclamar”. De fato, pesquisadores da Universidade da Califórnia já haviam chamado a atenção para o potencial de internautas reclamões deixarem seus seguidores de mau humor com seus posts. A tag dos cem dias inverte essa lógica.
– A gente acaba se dando conta de que acontecem muito mais coisas legais durante o dia, não é um momento só, mas temos o costume de focar mais nos problemas – conta a advogada.
A primeira foto foi no aeroporto, onde recepcionou o namorado. O brinde do casal, o passeio do fim de semana, o almoço com a amiga e até o céu azul de Porto Alegre foram outros momentos que valeram o dia para Thais. De tag em tag, outras amigas começaram a postar.
– A lógica de uma hashtag que se torna viral é sempre a mesma: quanto mais pessoas usarem, mais pessoas vão usar – explica a professora da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) Gabriela Zago, pesquisadora de redes sociais na internet.
Para ela, o fato de não haver uma marca envolvida gera empatia nos internautas, além de ser uma ação positiva. O site tem ainda uma boa estratégia de linguagem visual e textual.
tais.seibt@zerohora.com.br