22
de março de 2014 | N° 17740
ARTIGOS
- Berna Menezes*
As bicicletas, os ônibus e as
pessoas
Como
pode Porto Alegre, num único dia, perder duas jovens maravilhosas, estudantes
que tinham seus sonhos, esperanças e que gostavam de se locomover de bicicleta?
Sou
de Belém do Pará, escolhi viver em Porto Alegre há 18 anos, onde casei e criei
minha filha, que também é estudante da UFRGS e gosta de se locomover de
bicicleta. Quando abri a Zero Hora fiquei chocada, uma jovem foi atropelada por
um ônibus na Erico Verissimo, perto da minha casa. Mais tarde, mais uma jovem
de bicicleta foi atropelada por outro ônibus e também perdeu a vida.
Porto
Alegre, duas bicicletas e dois ônibus. Duas jovens estudantes e dois motoristas
de ônibus. Fatalidade?!
Como
disse, moro perto da Erico Verissimo, mais precisamente na Cidade Baixa, onde
há três anos um motorista descontrolado atropelou dezenas de ciclistas na José
do Patrocínio esquina com a Luis Afonso. Fato que teve bastante repercussão,
mas nada de concreto. A sociedade porto-alegrense ainda está esperando justiça.
Tirando
os ciclistas e suas bicicletas, uma coisa não tem nada a ver com a outra, ou
tem? O crime cometido na José do Patrocínio deveria ter recebido um
encaminhamento rigoroso, com punição ao motorista que propositalmente jogou seu
carro sobre as demais pessoas que estavam na via pública. Por sorte, neste
caso, não tivemos vítimas fatais.
As
mortes que ocorreram ontem são fatalidades, acidentes de trânsito. Porém o
poder público deve investigar as causas que levaram a esses acidentes fatais e
muito semelhantes.
Parte
do que ocorreu é de total responsabilidade do poder público, em especial da
Prefeitura que cede espaço para os ciclistas às pressas, sem planejamento. Uma
clara atitude de quem não vê a bicicleta como um transporte e prioriza o
automóvel como meio de locomoção, porque sequer o transporte público é tratado
como prioridade em Porto Alegre.
Outro
ponto que está relacionado se trata do estresse a que os trabalhadores
rodoviários estão submetidos. O excesso de trabalho, com o famigerado banco de
horas e a longa carga horária, que tanto foi denunciado nos 15 dias de greve da
categoria, está cobrando seu preço em acidentes recorrentes e, tragicamente,
com vítimas fatais.
Só o
poder público tem responsabilidade, dever e autoridade para corrigir os
excessos. A licitação do transporte é uma excelente oportunidade que colocará à
prova as prioridades do poder público de Porto Alegre. Transporte público de
qualidade e segurança para todos ou o lucro e privilégio para poucos? Com a
palavra o prefeito José Fortunati.
*Coordenadora
geral da Assufrgs – Associação dos técnicos da Universidade Federal do Rio
Grande do Sul