05 DE NOVEMBRO DE 2018
FEIRA DO LIVRO
Nelson Sirotsky autografa
Na tarde de ontem, Nelson Sirotsky e Leticia Wierzchowski participaram da mesa "Memórias, negócios e ficção: a trajetória pessoal e profissional de Nelson Sirotsky", realizada no Salão de Bridge do Clube do Comércio. Com mediação do jornalista Tulio Milman, o empresário e a escritora contaram os bastidores da produção do livro O Oitavo Dia (editora Primeira Pessoa), que narra a trajetória pessoal e profissional de Nelson, incluindo seus 45 anos no Grupo RBS, do qual foi presidente. Na sequência, ele e Leticia autografaram na Feira do Livro.
No evento, o empresário explicou que a ideia do livro nasceu em 2015, motivada por três episódios: o nascimento de seu primeiro neto, Felipe; a morte de sua mãe, dona Ione; e a decisão de deixar as funções executivas no Grupo RBS. Foi quando resolveu gravar suas memórias, sem o compromisso de publicá-las, mas com a intenção de ser absolutamente honesto consigo mesmo:
- Queria transformá-las em algo que ainda não sabia o que era. Isso veio muito forte de dentro de mim. Se eu não as registrasse, elas ficariam no ar pela palavra das outras pessoas, e não da minha.
Coube a Leticia, autora de A Casa das Sete Mulheres, a tarefa de organizar as gravações e fazer pesquisas complementares, transformando os registros em matéria literária. Ela criou, por exemplo, cartas ficcionais de pessoas que fizeram parte dessa trajetória.
- Sou uma romancista, e era a primeira vez que iria pegar matéria real para contar uma história - disse Leticia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário