quinta-feira, 15 de novembro de 2018


15 DE NOVEMBRO DE 2018
ARTIGOS

(RE)CONSTRUÇÃO

Com as lições da História e os avanços da tecnologia, a maioria dos problemas que ainda enfrentamos já deveria estar superada e a vida poderia ser melhor. No  entanto, ao contrário dessa expectativa, nossa alienação tem facilitado a má atuação de representantes e lideranças que não cumprem compromissos e não têm a mínima ideia do que seja ética. A ganância, o corporativismo e as fraquezas do poder continuam sendo os ingredientes negativos dominantes. E um dos mais tristes resultados é a quase total perda de confiança nas instituições.

Para governar, é preciso manter equilíbrio, juízo crítico e saber conduzir as adaptações e as mudanças necessárias. Por sua vez, o desenvolvimento individual depende de investir no trabalho, cumprir deveres, exigir direitos e nunca perder a esperança.

Nosso país tenta aprender suas lições, mas ainda falta muito. O sistema e a máquina pública continuam cheios de defeitos e sem perspectivas de mudanças significativas. Apostar em paliativos só faz piorar, pois a educação e a disciplina são os únicos pilares confiáveis para a construção do futuro.

O mundo continua propiciando os mais variados cenários midiáticos, do paradisíaco ao desalentador. Doenças, sofrimentos, atentados, ameaças, acidentes e perdas diversas podem acontecer a qualquer tempo e em qualquer lugar. Mas muitos vivem como se o amanhã fosse uma simples quimera e esquecem que o futuro já começou e está em contínua construção. Parecem ignorar que o mais importante são as respostas de que somos capazes.

Simplicidade, afetividade, compreensão com as pessoas e respeito ao outro costumam trazer a felicidade mais para perto.

Nunca esquecer das muitas coisas boas que também acontecem. O sorriso e a inocência das crianças. A inquietude, impertinência e desejos dos jovens. As desilusões individuais e coletivas que sempre podem oportunizar realizações e progresso. O enfrentamento é diário e quem acredita sempre pode fazer e avançar mais. É preciso manter resiliência para as coisas positivas, sonhar e trabalhar intensamente para que sonhos se realizem.

Crise é oportunidade. Cenário muda. Mudança pode ser vitória. Acredite!

Médico da Santa Casa de Porto Alegre lccsilva@yahoo.com.br - LUIZ CARLOS CORRÊA DA SILVA

Nenhum comentário:

Postar um comentário