segunda-feira, 13 de janeiro de 2025


13 de Janeiro de 2025
POLÍTICA E PODER - Rosane de Oliveira

PSDB deve se fundir com PSD ou MDB

Assim que retornar das férias, no dia 16, o governador Eduardo Leite mergulhará nas articulações para as eleições de 2026. O plano de concorrer a presidente da República segue mais vivo do que nunca, mas Leite sabe que o PSDB deixou de ser um partido competitivo e, por isso, conta com a fusão com o PSD (preferência da maioria dos tucanos) ou com o MDB, desejo do atual presidente nacional, Marconi Perillo.

Em queda livre desde 2018, quando seu candidato Geraldo Alckmin ficou em quarto lugar, com apenas 4,76% dos votos, o PSDB afundou de vez em 2022, depois de João Doria derrotar Leite na prévia e desistir da disputa no meio do caminho. Alckmin saiu do partido, foi para o PSB e hoje é vice-presidente da República. Restou aos tucanos indicar a vice de Simone Tebet, Mara Gabrilli, que em 2023 migrou para o PSD.

De perda em perda, o partido foi murchando e hoje tem apenas três governadores. Além disso, foi mal na eleição municipal e não tem sequer perspectiva de se manter no poder no Rio Grande do Sul a partir de 2027, já que o acordo firmado com o MDB prevê o apoio ao vice-governador Gabriel Souza.

Em caso de o PSDB se fundir com o PSD de Gilberto Kassab, Leite poderia ser candidato a presidente contando com uma estrutura que foi vencedora na eleição de 2024 e conquistou o maior número de prefeitos. Para isso, será preciso que o governador de São Paulo, Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos), opte por disputar a reeleição. O PSD está no governo de São Paulo, e Tarcísio seria o candidato preferencial de Kassab.

Ocorre que para ser candidato Tarcísio precisa ter certeza do apoio de Jair Bolsonaro, mas ele, mesmo estando inelegível, insiste que estará na disputa. O governador teria de renunciar no início de abril de 2026, sem ter certeza de que terá o apoio do Bolsonaro. Para concorrer à reeleição, como favorito, pode continuar no cargo. O PSD tem outros governadores, como Ratinho Júnior, do Paraná, mas aliados de Leite acreditam que Ratinho será candidato ao Senado.

Leite não tem nada a perder. Está no segundo mandato e pode concorrer ao Senado, mas sua preferência é pelo Executivo. Caso se confirme a fusão com o PSD, ele tanto pode ser candidato a presidente como a vice. _

Aliás

MDB e PSD integram o governo Lula, mas são pragmáticos: só apoiarão a reeleição do presidente ou de um candidato do PT se tiverem elementos para concluir que ele é favorito para vencer. Do contrário, terão seu próprio nome ou apresentarão o vice de um concorrente forte. Nas pesquisas de hoje, Lula aparece como o candidato mais forte, mas seu futuro depende da saúde e do desempenho da economia.

O nome que o MDB tem para concorrer ao Planalto é o de Simone Tebet, que participa do governo Lula e teria dificuldade para fazer oposição ao atual presidente ou ao ministro Fernando Haddad, sua dupla na equipe econômica.

Melo aposta em choque de limpeza para melhorar zeladoria na Capital

Criado em 2021, no primeiro mandato, o programa Mais Comunidade é a aposta do prefeito Sebastião Melo para melhorar os serviços de zeladoria em Porto Alegre, um ponto fraco na sua primeira gestão. Neste fim de semana, o bairro escolhido foi o Guarujá, na Zona Sul, onde o prefeito chegou acompanhado da primeira-dama, Valéria Leopoldino, de secretários, técnicos, vereadores e conselheiros do Orçamento Participativo.

Em uma espécie de mutirão, foram executados serviços de limpeza, pintura, capina, poda, roçada, tapa-buracos, recolhimento de fios soltos e fiscalização. Cerca de 60 garis atuaram com o auxílio de três caminhões em um grande mutirão de capina e roçada.

O programa Linda Orla Limpa, do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), realizou atividade de educação ambiental sobre o descarte de resíduos recicláveis na praia do Guarujá.

O secretário de Serviços Urbanos, Vitorino Baseggio, informou que as equipes vão permanecer trabalhando no bairro durante duas semanas:

- Estamos integrando os serviços de várias secretarias. Pretendemos estender esta ação para os demais bairros, promovendo um impacto inicial, para depois podermos manter a zeladoria.

Melo tem dito que não basta a prefeitura limpar. Que, se queremos uma cidade limpa, a população precisa entender que não pode sujar.

- O objetivo do programa é ouvir as comunidades e encaminhar soluções - disse o secretário de Governança, Cassio Trogildo, coordenador do programa que já visitou 110 localidades em quatro anos. 

Centros Humanitários serão fechados até junho

Montados como alternativa para acomodar os desabrigados pela enchente de maio, os Centros Humanitários de Acolhimento (CHAs) remanescentes em Porto Alegre e Canoas serão desmontados até o final do primeiro semestre deste ano.

O vice-governador Gabriel Souza, que articulou com a Organização das Nações Unidas (ONU) a montagem dos centros, diz que os CHAs tiveram papel importante para dar dignidade às pessoas que estavam nos abrigos, mas agora o governo tem opções.

Parte dos desabrigados irá para moradias provisórias, outra parte para as casas definitivas.

- O governo federal garantiu que todas as pessoas de baixa renda que perderam suas casas com a enchente teriam casas, mas as entregas estão atrasadas. Se não fossem os CHAs, essas pessoas ainda estariam em abrigos - afirma Gabriel.

Hoje, Gabriel e o secretário de Habitação, Carlos Gomes, farão visita técnica ao local onde estão sendo instaladas as primeiras 80 moradias temporárias de Porto Alegre. _

Vereadora levanta teoria conspiratória contra STF

Estreante na Câmara Municipal de Porto Alegre a vereadora Mariana Lescano pagou seu primeiro mico ao postar na rede social X uma suspeita infundada sobre o Supremo Tribunal Federal e receber uma resposta sucinta dos administradores do perfil do Supremo.

A policial escreveu: "DAS DUAS, UMA... Moraes exigiu que Bolsonaro apresentasse o convite de Trump. E 127 segundos depois do documento ser publicado no STF, a Globo já divulgou o doc com matéria completa. Ou Moraes vazou pra Globo antes, ou a Globo tem jornalistas a frente do tempo e com bola de cristal. E aí, o que tu acha que aconteceu? Nós sabemos..."

No próprio post, o perfil oficial do STF respondeu: "Informamos que a decisão foi divulgada pela assessoria de imprensa do STF ao mesmo tempo para todos os veículos jornalísticos credenciados no tribunal". 

POLÍTICA E PODER

Nenhum comentário:

Postar um comentário