terça-feira, 26 de julho de 2022


26 DE JULHO DE 2022
NÍLSON SOUZA

O repouso dos famosos

Como meus antepassados lusitanos, que saíam por mares nunca dantes navegados sem saber ao certo se a Terra era plana ou redonda, também gosto de me lançar pelos descaminhos da internet sem rumo certo, na esperança de encontrar ilhas desconhecidas, curiosidades e, talvez, até alguma fantasmagoria. De vez em quando encontro. Outro dia desembarquei num site de túmulos onde repousam artistas, cantores, escritores e outras celebridades (http://tumulosfamosos.blogspot.com/). Já na primeira visita flagrei um debate que nos diz respeito. Logo abaixo de texto biográfico do poeta Mario Quintana, informando que ele está sepultado no Cemitério São Miguel e Almas, um leitor alertava:

- Queridos, Mario Quintana está sepultado no Cemitério da Santa Casa, em Porto Alegre. Certifiquem-se!

Em seguida, outro visitante da necrópole virtual contestava: - Estás equivocado. Toda vez que vou ao São Miguel e Almas, levo flores para Mario Quintana.

Aí entrou um terceiro debatedor disposto a acabar com a discussão usando um argumento irrefutável: - Amigos, vocês dois estão enganados. Quintana não está em nenhum desses cemitérios. Ele estava escrevendo para mim agora mesmo, não daria tempo de chegar lá.

Desembarquei da leitura nessa parte, ao constatar a intenção galhofeira do debatedor, ainda que o próprio Quintana tenha efetivamente dito que voltaria como poeira ou folha levada no vento da madrugada. Porém, pelo que sei do meu antigo colega de redação, ele não se comprometeu a escrever postumamente para ninguém.

Logo depois de Quintana, na lista da chamada eterna dos contemplados pelo site de arte tumular, aparece o escritor norte-americano Mark Twain, este sim, autor de uma predição insólita que efetivamente se cumpriu: "Eu cheguei com o cometa Halley em 1835. Ele vai passar de novo no ano que vem e eu espero ir embora com ele" - disse em 1909. Um dia depois da passagem do cometa, em 21 de abril de 1910, Mark Twain sofreu um ataque cardíaco e efetivamente partiu para o plano infinito. O registro do episódio acompanha a imagem da escultura erguida em sua homenagem no Eternal Valley Memorial Park Newhall, de Los Angeles.

Achei instrutivo conhecer a última morada de tantas celebridades. Ah, para não deixar dúvidas: Mario Quintana está mesmo sepultado no Cemitério São Miguel e Almas, em Porto Alegre. No próximo sábado, 30, seu aniversário de nascimento, é também o Dia Internacional da Amizade - um dia que merece ser lembrado com flores.

NÍLSON SOUZA

Nenhum comentário:

Postar um comentário