sábado, 23 de julho de 2022


23 DE JULHO DE 2022
EDUCAÇÃO

Unisinos encerra 12 dos 26 programas de pós-graduação

Professores foram informados da decisão em reuniões nesta semana. Estudantes têm a conclusão dos cursos garantida

A Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) informou professores, nesta semana, que deve encerrar parte dos 26 programas de pós-graduação (PPGs), alguns com conceito de excelência reconhecido. Por meio de nota divulgada nesta sexta-feira, a instituição confirmou que 12 PPGs serão descontinuados, mas não divulgou a lista completa.

A reportagem de ZH conseguiu apurar ao menos seis: Comunicação, Psicologia, Economia, Biologia, História e Ciências Sociais. Demissões também teriam sido anunciadas, mas ainda não foram confirmadas.

Os professores foram informados da decisão em reuniões entre quarta e quinta-feira. A Unisinos confirmou a decisão em nota, onde afirma que "o contexto do ensino superior brasileiro mudou radicalmente ao longo dos últimos anos". O comunicado cita, além da queda do número de matrículas, "a redução expressiva de financiamento público para o Ensino Superior" e a pandemia.

"Para promover o equilíbrio financeiro da instituição e sua preparação para crescer de forma sustentável nos próximos anos, a Unisinos está adotando algumas ações que envolvem o início do processo de desativação de uma parte de seus programas de pós- graduação. Os alunos desses programas não serão prejudicados, pois lhes será garantida a continuidade do curso até que concluam sua formação", diz o texto.

A nota afirma ainda que "a Universidade seguirá investindo e mantendo sua reconhecida excelência em pesquisa acadêmica por meio de 14 programas de pós- graduação, produzindo conhecimento que gera impacto positivo para a sociedade", e que "potencializará seu portfólio de cursos e programas, em permanente conexão com as oportunidades e demandas do mercado, visando contribuir ainda mais para o desenvolvimento do Estado."

Psicologia

Em e-mail enviado aos estudantes, o Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Psicologia destacou que "essa é uma das mensagens mais difíceis" que já tiveram de escrever. O texto destaca que todas as atividades acadêmicas e bolsas serão mantidas até a data prevista da defesa de cada aluno, bem como o acesso dos mestrandos e doutorandos aos laboratórios de pesquisa.

"A Coordenação e os professores do PPG Psicologia estão profundamente tristes com todo esse cenário. Contudo, pretendemos garantir a qualidade de ensino e pesquisa do Programa até a última defesa, a fim de honrar os 16 anos de excelência em pesquisas na área de Psicologia Clínica do PPG Psicologia", diz ainda o e-mail, que também lamenta a demissão de quatro professores do programa.

 JÉSSICA REBECA WEBER

Nenhum comentário:

Postar um comentário