quinta-feira, 21 de julho de 2022



21 DE JULHO DE 2022
INFORME ESPECIAL

De Roma para Putinga

O Rio Grande do Sul é um Estado tão rico em cultura, que às vezes a gente até se surpreende. Você sabia que um imigrante italiano com formação na Escola de Belas Artes de Veneza deixou obras belíssimas espalhadas pelo interior do Estado?

Pois agora há um filme contando essa história. Com direção de Cleber Zerbielli, De Roma para Putinga relata a trajetória do artista Angelo Fontanive, que veio ao Brasil 1926, teve cinco filhos (entre eles Maria, na foto ao lado) e viveu no Vale do Taquari. A região ainda guarda o legado do pintor, escultor e arquiteto, que edificou igrejas e pintou belos quadros e painéis.

De hoje até o dia 5 de agosto, o filme será exibido em cinco sessões especiais, em Putinga, Ilópolis, Lajeado, Encantado e Tapejara, com entrada franca. A primeira delas será às 19h de hoje, na Casa de Cultura de Putinga, um dos locais onde é possível ver as criações do italiano. Após as sessões, a produção será disponibilizada na íntegra no YouTube.

Outra novidade

Além da exposição, o GEO Museu passa a ter a sua primeira câmera para monitoramento de meteoros. Desde o último domingo, o equipamento - instalado pelo Observatório Espacial Heller & Jung, como parte de sua rede - está em operação e já tem feito registros do céu, com cobertura até o Atlântico. A parceria permanente terá fins científicos.

JULIANA BUBLITZ

Nenhum comentário:

Postar um comentário