Paixão pela trompa
Vencedor do Prêmio Punto 2021, espécie de "Oscar" da trompa, concedido pela International Horn Society, o músico Israel Oliveira - trompista e professor na Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa) - está à frente de um projeto cheio de inspiração, que está ganhando o mundo: o documentário LatinoAmericaHorns, fruto do primeiro coletivo de trompas da América Latina.
Produzido no Rio Grande do Sul, o vídeo-doc surgiu a partir de 94 lives que conectaram instrumentistas durante o isolamento na pandemia.
A primeira apresentação ocorreu no início do mês, no 54º Simpósio Anual da International Horn Society, no Texas (EUA).
Agora, o grupo se prepara para a estreia no Brasil, prevista para setembro, na Casa de Música da Ospa (dia 12), e no 7º Simpósio Brasileiro de Trompistas, entre os dias 15 e 18, em Bragança Paulista (SP).
Mundo de novidades
Com investimento de R$ 7,5 milhões, os novos negócios envolvem temas como produção de biofertilizantes a partir de microalgas, desenvolvimento de impressora 3D de concreto a baixo custo e uso de "machine learning" (linha da inteligência artificial) para a seleção de ovinos mais produtivos. É um mundo de novas perspectivas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário