sábado, 26 de novembro de 2022


26 DE NOVEMBRO DE 2022
INFORME ESPECIAL

La Negra voa

Ana Medeiros dança com a alma. O olhar, a cadência, o bailado, tudo ali é ancestralidade, mas há algo mais na arte da bailarina chamada La Negra: o orgulho incontido de ser quem é e das barreiras que venceu para chegar onde chegou. Ana é um ícone do flamenco negro no Brasil e celebra 25 anos de carreira no palco (leia abaixo).

Nascida em Porto Alegre, a artista (nas fotos) perdeu a mãe ainda menina. Jamais esqueceu o som das castanholas (na imagem ao lado) vibrando nas mãos maternas. Mais tarde, voltou a ouvir o tilintar mágico do instrumento ao passar em frente à escola da coreógrafa Cadica Costa. Entrou e, mesmo sem dinheiro, ficou. Nunca mais deixou o tablado.

Entre ensaios, apresentações e novas parcerias, formou-se arquiteta. Não ergueu casas, mas seguiu concretizando sonhos. Em 2017, iniciou carreira solo, fundou a própria companhia de artes na Capital e deu asas a um estilo só seu - a começar pelo cabelo crespo e retinto que, enfim, parou de esconder. Foi o suficiente para que ela conhecesse a face brutal e dura do racismo.

- Ali entendi, de fato, o que é o preconceito - recorda Ana.

Respondeu à discriminação com talento, cabeça erguida e dedicação. Tornou-se a primeira concertista de castanholas a gravar um álbum no Rio Grande do Sul, acolheu bailarinas pretas e reverberou a luta antirracista em suas criações. Em 2021, arrebatou o Prêmio Açorianos de Dança com o espetáculo Flamenco Negro.

Agora, prepara mais um show, inspirado em versos do poeta francês Charles Baudelaire, que traduzem uma nova fase na vida da bailarina acostumada a pisar sobre espinhos. La Negra voa.

Elevación

O espetáculo Elevación, 25 Anos de Carreira de La Negra, será apresentado nesta quarta-feira, às 21h, no Theatro São Pedro (que aparece nas fotos), em Porto Alegre, com convidados especiais e direção artística de Everson Silva. Ingressos em teatrosaopedro.rs.gov.br.

É um sonho de criança realizado.

RICHARLISON

Centroavante da Seleção Brasileira, autor dos dois gols da vitória da equipe na estreia na Copa do Catar.

Minha dor é muito grande. Nem sei como dizer tudo o que eu penso desse meu amigo querido, meu grande irmão, meu ídolo.

ROBERTO CARLOS

Cantor, lamentando a morte de seu parceiro, Erasmo Carlos.

Aqui no Catar tomando sol escondida, porque na rua só com muita roupa mesmo, nada de fora.

GRETCHEN

Cantora, que está no país da Copa, divertiu seus seguidores nas redes sociais ao postar uma foto de biquíni, lembrando as regras locais rígidas para as mulheres.

É um golpe muito duro.

LIONEL MESSI

Craque argentino, após a derrota na estreia da Copa para a Arábia Saudita.

Acho que tem tudo para ter uma harmonia com o governo Lula, uma relação muito boa.

ILAN GOLDFAJN

Economista, primeiro brasileiro eleito para a presidência do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), dizendo que as agendas da instituição e da gestão petista são parecidas.

Nossa luta em Brasília é para que essas prerrogativas permanecem, cresçam, para que se chegue no limite constitucional e não se avance um milímetro e nem também se recue um milímetro.

ARTHUR LIRA

Presidente da Câmara, indicando que não abrirá mão do chamado orçamento secreto, controlado pelo Congresso.

Está faltando articulação política no Senado, por isso acho que nós travamos na PEC. Não é falta de ministro.

Gleisi Hoffmann

Presidente do PT, rebatendo afirmação do senador e correligionário Jaques Wagner, de que está faltando um "ministro da Fazenda" para facilitar o andamento da PEC da Transição.

Bailarinas e sua arte foram alvo do interesse de grandes pintores, em especial de dois franceses contemporâneos: Edgar Degas e Henri de Toulouse-Lautrec. Cada um a seu modo retratou a plasticidade das figuras quase etéreas. Na obra ao lado, intitulada A Dançarina Espanhola,Toulouse-Lautrec (conhecido por pintar a vida boêmia de Paris do fim do século 19) delineou uma jovem de flores no cabelo que mais parece flutuar, tamanha a leveza dos traços. A tela foi elaborada entre 1883 e 1885 e hoje está resguardada no Van Gogh Museum, em Amsterdam, nos Países Baixos.

JULIANA BUBLITZ

Nenhum comentário:

Postar um comentário