sexta-feira, 11 de novembro de 2022


+ ECONOMIA

Farol à beira do Guaíba

Além das luzes avistadas nos céus do Sul, há outras que intrigam porto-alegrenses e visitantes à beira do Guaíba: nas duas últimas semanas, a torre do Pontal tem se iluminado à noite. É uma fase de testes para a chamada "iluminação dinâmica" da fachada do novo prédio, prevista desde o final de 2020, que vai permitir várias alternativas de desenho e combinação de cores.

Como explicou a construtora do complexo, a Melnick, a intenção é mesmo transformar o prédio de 24 andares em um farol à beira do Guaíba.

O sistema de iluminação é integrado às esquadrias (onde os vidros são encaixados) e permite desenhos de formas e cores variadas para assinalar eventos especiais e datas importantes para a cidade.

A Melnick informa que segue na fase de testes e prevê o lançamento oficial da iluminação de LED até o final do ano. Conforme a empresa, o investimento no sistema foi em torno de R$ 1 milhão, com cerca de mil metros lineares de luminárias, possibilidade de programação em movimento e trocas de cores.

Sobrou para Alckmin

Bolsa já despencava e dólar já disparava quando o coordenador da transição e vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin, fez novos anúncios de nomes para grupos temáticos. Indagado sobre o efeito Lula no mercado, saiu em defesa do companheiro de chapa:

- Se alguém teve responsabilidade fiscal foi o governo Lula. Teve superávit primário todos os anos. Isso não é incompatível com a questão social. O que precisa para a economia crescer é ter investimento público e privado, recuperar planejamento no Brasil e bons projetos.

Alckmin chegou a dizer que as "oscilações de mercado" de ontem tinham "inclusive questões externas, além das questões locais". Não foi o caso. Enquanto aqui o mercado derretia à menção de Mantega, em Nova York o tradicional índice Dow Jones subiu 3,7l%, enquanto a Nasdaq disparou 6%, porque a inflação nos Estados Unidos veio abaixo da expectativa e fez o acumulado em 12 meses cair de 8,2% para 7,7%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário