25 DE NOVEMBRO DE 2022
PORTO ALEGRE
Lojas abrem cedo para a Black Friday
Horário ampliado, descontos e programas de fidelidade são algumas das apostas do varejo na Capital para turbinar as vendas hoje, na Black Friday. Neste ano, a média de produtos comprados pelos porto- alegrenses chega a 2,3, com gasto de R$ 1.556 - 10,6% superior ao do ano passado, quando atingiu R$ 1.407, segundo estimativas do Sindilojas.
Desde 2010, quando desembarcou no Brasil, ainda bastante focada no comércio online, a Black Friday caiu no gosto dos consumidores. De lá para cá, passou a representar a antecipação de parcela significativa dos gastos de Natal e ganhou destaque no varejo físico. Nesse contexto, a mesma base de dados aponta que mais da metade dos entrevistados pretende realizar as compras nas lojas de rua.
Por isso, hoje, as grandes redes com filiais na Capital e no Interior e algumas lojas de menor porte repetem uma prática interrompida nos anos de pandemia: vão abrir as portas duas horas mais cedo, às 7h, com uma variedade de ofertas relâmpagos, válidas para hoje. Entre os principais atrativos estão descontos em eletrodomésticos, eletrônicos, roupas, calçados, móveis e outros itens.
Hábito
Ainda de acordo com o levantamento, 76% dos porto-alegrenses já adquiriram o hábito de aproveitar a Black Friday. Em 2022, 55% disseram que vão seguir o planejamento. Dentre as justificativas, preço menor (50%), possibilidade de negociação de descontos (30,9%) e antecipação das compras de Natal (7,4%) foram as mais lembradas.
O e-commerce fica com 45,4% das intenções de compra. A preferência é pelo site oficial das lojas (71,7%) e os aplicativos (43,4%).
A alternativa de pagar em cinco vezes desponta entre as predileções do público, seguida de três e dez parcelas. Além disso, 43,4% dos entrevistados relatam que costumam fazer pesquisas com um mês de antecedência para verificar se os produtos estão mesmo com preços abaixo dos usuais.
Arcione Piva, presidente do Sindilojas Porto Alegre, afirma que, diante das projeções, o clima é de otimismo. E os reflexos, comenta, foram sentidos ao longo dessa semana, quando muitos estabelecimentos anteciparam parte das condições diferenciadas e tiveram bom retorno.
- Todas as tendências indicam que será a melhor dos últimos anos. As vendas já estão aquecidas. Percebe-se que o consumidor tem desejo de investir mais na data e os varejistas se programaram melhor para isso - resume.
Segundo o presidente da CDL de Porto Alegre, Irio Piva, além dos descontos, ações focadas em pontuação-extra nos programas de fidelidade e oferta de cashback (retorno de parte do dinheiro gasto) tendem a ampliar os ganhos:
- Aqueles que planejaram, fizeram ofertas que valem a pena e, sobretudo, as divulgaram, terão resultado positivo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário