24 DE JULHO DE 2018
DAVID COIMBRA
Uma vitória de Porto Alegre
Era já noite quando cheguei à Ponta do Gasômetro para fazer um passeio de reconhecimento pela renovada orla do Guaíba, tão apropriadamente chamada de Orla Moacyr Scliar. Havia ainda muita gente por lá, caminhando de mão no bolso, conversando sem pressa, sorvendo mate. Uns dedilhavam o violão, outros andavam de bicicleta ou deslizavam de skate. Da calçada, minúsculos pontos de luz pareciam refletir as estrelas. As pessoas se agachavam para tocá-los, riam enquanto exploravam a novidade. Estavam felizes.
É tão simples. A cidade se realiza quando as pessoas estão na rua. Neste tempo de medo, a orla do Guaíba é uma vitória da civilidade, um suspiro de alívio de Porto Alegre.
Lembro quanta gritaria houve para impedir que esse projeto fosse realizado. O Rio Grande do Sul é o Estado da oposição. Você quer fazer sucesso entre os gaúchos, seja do contra. Ressalte os defeitos, reduza as qualidades. Diga que não vai dar certo. Até porque, com todos agindo desta forma, você terá razão: nada vai dar certo.
Mas talvez isso esteja mudando. Vejo as pessoas fartas de tanto debate, desviando das polêmicas como se elas fossem gatos pretos, respirando fundo quando alguém despeja numa roda um dogma político duro de pedra. Quem sabe estejamos saindo da adolescência. Quem sabe estejamos nos aproximando da maturidade. Quem sabe?
DAVID COIMBRA