01
de abril de 2014 | N° 17750
LUIZ
PAULO VASCONCELLOS
O deus do
teatro
As
festividades que deram início ao teatro na Grécia Antiga eram realizadas em
honra a Dionisos, o deus do vinho, o espírito selvagem do contraste, da
contradição, da bem-aventurança e do horror.
Dionisos
era filho de Zeus com uma mortal, Sêmele. Levada pelo ciúme, Hera, a esposa de
Zeus, sugere a Sêmele que peça ao deus que se mostre a ela em todo seu
esplendor. Embora relutante, Zeus, para satisfazê-la, concorda em aparecer na
forma divina e, quando o faz, Sêmele é imediatamente consumida pelas chamas
provocadas pela intensidade da luz. O feto, porém, que estava no seu útero, é
protegido por uma rede de folhas de parreira surgidas do solo no momento mesmo
do aborto. Zeus, reconhecendo o caráter milagroso do acontecimento, recolhe o
feto e o deposita na barriga de sua perna, onde, então, é gerado. Assim,
Dionisos torna-se o único ser com um duplo nascimento – da mãe e do pai.
Para
fugir da ira de Hera, a esposa de Zeus, Dionisos é criado longe da Grécia, em
algum lugar da Ásia. E, para que não fosse reconhecido, fazem-no usar roupas
femininas.
Quando
cresce, Dionisos descobre a uva e aprende a fazer o vinho. Bebendo sem
moderação, fica “doente”, mas amanhece curado, o que permite que o vinho seja
novamente tomado e novamente a doença se manifeste, mas é novamente curado e
assim indefinidamente, através dos séculos, aliás, até hoje.
Dionisos
e seu séquito vagam pelo Egito, pela Síria e pela Índia até voltarem para a
Grécia, quando então são introduzidos os rituais dionisíacos, também chamados
de bacanais, festas em que o povo é tomado por um delírio místico, obviamente à
custa de algum vinho, percorrendo os campos dançando e cantando, origem do que
hoje chamamos de Carnaval. As procissões de Dionisos eram tumultuadas, e nas
festas havia representações com máscaras, o que deu origem à tragédia e à
comédia gregas.
No
plano humano, consta que tudo começou ali pelo século 600 a .C., quando Tespis, o líder de um
coro rural, saltou sobre o banco – saltimbanco, lembram-se do termo? – e
referiu-se ao deus que celebravam, não na terceira pessoa, como era o costume,
mas na primeira pessoa – “Eu sou o deus tal e fiz isso e aquilo...” – e o coro
respondeu estabelecendo-se, assim, o diálogo, elemento fundamental para a
narrativa dramática.
Teatro
é isso! Contraste, conflito, confronto, festa, máscara, delírio, raciocínio,
opinião, dúvida e certeza. Salve o 27 de março.