
Autoexílio ideológico
Em menos de 24 horas no Exterior, a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) conseguiu se contradizer duas vezes. Primeiro, sobre o motivo da viagem: em entrevista à Rádio AuriVerde, disse que estava com problemas de saúde, mas que seu "tratamento não é médico, não é com medicamento". Precisava "destravar o que sente". Depois, à CNN Brasil afirmou que sofre de uma síndrome rara, chamada Ehlers-Danlos, que causa transtornos de mobilidade.
A segunda contradição foi sobre sua localização: pela manhã, pelo horário de Brasília, disse que se encontrava na Europa, sem informar o país, mas que seguiria para a Itália. À tarde, declarou que estava nos EUA, mas que seguiria para a... Itália.
Não é impossível que se fale da Europa e, pouco depois, dos EUA, uma vez que, hoje, se consegue entrar ao vivo em uma entrevista pelo WhatsApp, por exemplo, de dentro de um avião. Mas é bem difícil em menos de sete horas se cruzar entre um continente e outro.
Faz sentido Zambelli, condenada a 10 anos de prisão por invasão do sistema eletrônico do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), querer ocultar seu paradeiro.
Não fosse isso, por que razão teria saído do Brasil pela fronteira Sul e não pelo caminho mais rápido e lógico, por um aeroporto como Guarulhos ou o Galeão.
No Exterior, a deputada engrossará o coro dos bolsonaristas que deixaram a pátria, ironicamente, traindo o lema "Brasil acima de tudo, Deus acima de todos". O importante é salvar a própria pele.
Zambelli junta-se a Eduardo Bolsonaro no Hemisfério Norte para, de lá, denunciar a suposta falta de liberdade no Brasil, insinuando que o país seria uma ditadura "comunista". É um mundo de faz de conta tão ou mais fantasioso quanto o conto da carochinha de que o sistema eleitoral brasileiro seria facilmente fraudável.
No Exterior, eles arvoraram-se a posição de exilados políticos, em uma corruptela do conceito. Os motivos passam ao largo da realidade.
Não há perseguição, não há ditadura. Zambelli responde a um processo legal no Brasil, dentro do Estado democrático de direito. Eduardo nem sequer foi indiciado por crime algum e, muito menos, condenado. O autoexílio de Zambelli e Eduardo não é político. É ideológico. _
Direito de pergunta
O Supremo não foi ingênuo ao devolver o passaporte para Zambelli?
Flagra do papagaio-verdadeiro em estátua do Paço Municipal
O fotojornalista Jonathan Heckler, de ZH, flagrou um papagaio-verdadeiro, espécie comum no céu da Capital, pousando sobre uma das estátuas do Paço Municipal, em Porto Alegre. O "GPS" natural do animal o guiou direto para a mão esquerda do monumento. A outra estava ocupada por outra ave. _
Fórum aborda economia e meio ambiente
A interiorização do Fórum Democrático Pacto RS 2025, capitaneado pelo deputado Pepe Vargas (PT), que elegeu sustentabilidade como tema de sua presidência na Assembleia Legislativa, já mostrou, no primeiro encontro, em Rio Grande, a importância de o desenvolvimento econômico andar lado a lado com a proteção ambiental.
A Metade Sul enfrenta o desafio da retomada do polo naval, a crise da pesca artesanal, a insegurança de agricultores, que sofrem com a enxurrada e com a estiagem - todos temas conectados com as mudanças climáticas.
Uma carta com reivindicações foi escrita ao final da reunião. Após os nove encontros pelo Interior (o próximo será em Bagé, na segunda-feira), um documento com indicativos e proposições será redigido e encaminhado aos Executivos estadual e federal - e, quem sabe, ser levado a Belém, sede da COP30. _
Orgulho ferido
Mais do que o aspecto tático, o ataque realizado pela Ucrânia ontem contra a ponte que liga a Rússia à Crimeia tem um componente simbólico. A construção, concluída em 2018, é orgulho de Vladimir Putin (que, aliás, tem fascínio pessoal por pontes). Foi erguida a um custo de 3 bilhões de euros e inaugurada pelo próprio presidente russo. É o único caminho direto entre a Rússia e a Crimeia anexada. _
Estatuto dos Animais
Entidades de proteção animal participarão, em 26 de junho, de audiência pública na Assembleia para debater o Estatuto de Proteção dos Animais Domésticos. Um dos temas será a situação dos animais um ano após a enchente de 2024. A iniciativa é da Comissão de Segurança, Serviços Públicos e Modernização do Estado da Assembleia, presidida pelo deputado Leonel Radde (PT). Paralelamente, será apresentado no Senado o Estatuto de Proteção dos Animais Domésticos, com o senador Paulo Paim à frente da iniciativa. _
Brasileiro sobrevoa erupção do Etna
Desde que entrou em erupção no último domingo, as imagens do vulcão Etna têm chamado a atenção diante da enorme coluna de fumaça que o monte, na Sicília, ao sul da Itália, tem gerado. Um vídeo que circulou na internet nos últimos dias é de um piloto brasileiro, Rafael Santoro, que sobrevoou o vulcão, o maior da Europa.
O piloto conta no vídeo que não podia passar próximo à nuvem, por isso, foi necessário aumentar a altitude da aeronave.
- Saiu no nosso plano de voo que temos uma erupção vulcânica aqui na Itália, e não podemos passar dentro da nuvem, temos de passar acima dela. Tá reportado aqui que ela tá a 18 mil pés, nós estamos a 39 mil, então "dá nada" - diz o piloto no vídeo nas suas redes sociais. _
Nenhum comentário:
Postar um comentário