sábado, 11 de outubro de 2014


11 de outubro de 2014 | N° 17949
NÍLSON SOUZA

VIDA AUTÊNTICA

O que é realmente importante para você?

Poder? Olhe só a irracionalidade da disputa eleitoral, as mentiras empacotadas por marqueteiros, as trocas de acusações, as alianças hipócritas, os abraços falsos, a propaganda enganosa, o desperdício de recursos e energias.

Dinheiro? O.k., vamos deixar o Eike Batista em paz com a sua angústia de ter que voltar à classe média. Ter dinheiro ajuda, é verdade, mas a obsessão de ganhar muito, de acumular ou gastar exageradamente, nem sempre compensa o que se perde em saúde e tempo de vida.

Status? Carrões, mansões e viagens luxuosas são para poucos – e estes nem sempre ficam plenamente satisfeitos com o que têm, isso quando conseguem desfrutá-los.

Sobra a tal felicidade. Pois é exatamente para ensinar as pessoas a alcançá-la que o britânico Robert Hutchinson criou uma empresa chamada Vida Autêntica, cujo propósito é ajudar os clientes a identificar o que irá torná-los verdadeiramente felizes e a indicar os caminhos para chegar lá.

A primeira recomendação é uma autorreflexão singela: sua vida é exatamente o que você gostaria que ela fosse? Se não é, diz o especialista, pense numa maneira de torná-la mais autêntica, desapegando-se de coisas e rotinas. A empresa de Robert oferece a seus clientes uma transição gerenciada na direção da nova vida.

“Se a sua voz interna está dizendo mude, leve-a muito a sério” – sugere.

Todos sabemos que não é tão simples assim, pois mudanças bruscas implicam riscos que muita gente não quer ou não pode correr. Mas sempre dá para pensar no assunto, para revisar certos comportamentos que adotamos com frequência sem nos perguntarmos se poderíamos agir de forma diferente. Basta colocar na agenda uma autopergunta e consultá-la várias vezes por dia:

– Estou sendo autêntico?


Só não vale ignorar as respostas.