11 de outubro de 2014 |
N° 17949
NÍLSON SOUZA
VIDA AUTÊNTICA
O que é realmente importante para
você?
Poder? Olhe só a irracionalidade
da disputa eleitoral, as mentiras empacotadas por marqueteiros, as trocas de
acusações, as alianças hipócritas, os abraços falsos, a propaganda enganosa, o
desperdício de recursos e energias.
Dinheiro? O.k., vamos deixar o
Eike Batista em paz com a sua angústia de ter que voltar à classe média. Ter
dinheiro ajuda, é verdade, mas a obsessão de ganhar muito, de acumular ou
gastar exageradamente, nem sempre compensa o que se perde em saúde e tempo de
vida.
Status? Carrões, mansões e
viagens luxuosas são para poucos – e estes nem sempre ficam plenamente
satisfeitos com o que têm, isso quando conseguem desfrutá-los.
Sobra a tal felicidade. Pois é
exatamente para ensinar as pessoas a alcançá-la que o britânico Robert
Hutchinson criou uma empresa chamada Vida Autêntica, cujo propósito é ajudar os
clientes a identificar o que irá torná-los verdadeiramente felizes e a indicar
os caminhos para chegar lá.
A primeira recomendação é uma
autorreflexão singela: sua vida é exatamente o que você gostaria que ela fosse?
Se não é, diz o especialista, pense numa maneira de torná-la mais autêntica,
desapegando-se de coisas e rotinas. A empresa de Robert oferece a seus clientes
uma transição gerenciada na direção da nova vida.
“Se a sua voz interna está
dizendo mude, leve-a muito a sério” – sugere.
Todos sabemos que não é tão
simples assim, pois mudanças bruscas implicam riscos que muita gente não quer
ou não pode correr. Mas sempre dá para pensar no assunto, para revisar certos
comportamentos que adotamos com frequência sem nos perguntarmos se poderíamos
agir de forma diferente. Basta colocar na agenda uma autopergunta e consultá-la
várias vezes por dia:
– Estou sendo autêntico?
Só não vale ignorar as respostas.