13
de janeiro de 2015 | N° 18041
ELEIÇÕES 2014 QUEM FICOU COM A CONTA
1%
DOS DOADORES PAGARAM 56% DOS GASTOS NO RS
Empresas
de alimentação e de construção responderam pela maior fatia do dinheiro
arrecadado pelos candidatos
A
campanha eleitoral de 2014 contou com 10,8 mil doadores que se dispuseram a
financiar algum candidato a deputado estadual ou federal, senador ou governador
no Rio Grande do Sul. Mas um seleto grupo de apenas cem contribuintes respondeu
por nada menos do que 56% de todo o valor repassado aos concorrentes durante a
disputa.
A
análise das prestações de contas divulgadas pelo Tribunal Superior Eleitoral
(TSE) revela a grande concentração do sistema de custeio eleitoral no Estado. A
elite dos financiadores – que representa menos de 1% dos mecenas da política
regional – desembolsou R$ 80,5 milhões de um total de R$ 144 milhões
arrecadados por candidatos, partidos e comitês.
Esse
cálculo desconta os valores recebidos por partidos, comitês ou candidatos e
repassados para outros partidos, comitês ou candidatos dentro do próprio Estado
durante a eleição – o que muitas vezes ocorre –, já que levaria a somar um
mesmo recurso mais de uma vez e superestimar a arrecadação eleitoral. A conta
inclui, porém, repasses vindos de comitês e candidatos de outros Estados – ou
seja, doações que foram feitas em outro local do país, mas acabaram no Rio
Grande do Sul. Nesse caso, não há superposição na contabilidade feita com
auxílio do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e do advogado, técnico em
contabilidade e especialista em contas eleitorais Carlos Souto Júnior.
A lista
dos maiores doadores reúne principalmente empresas de grande porte. Quem lidera
o ranking dos maiores gastadores é a JBS – gigante do setor de alimentação que
alcançou em 2013 a
terceira maior receita líquida do país, com R$ 92,9 bilhões, atrás da Petrobras
e da Vale. A JBS, que controla a Friboi, repassou pouco mais de R$ 12 milhões
(somando R$ 772 mil da JBS Aves) aos candidatos no Estado. A maior parte desse
recurso, assim como a de outras grandes companhias, foi doada para diretórios
nacionais e transferida pelos partidos para seus correligionários gaúchos.
Em
casos como esse, em que a verba muda de mãos, é preciso seguir o caminho do
dinheiro até encontrar o doador originário – que deve ser identificado na
prestação de contas de todos os candidatos. Porém, a complexidade do sistema de
registro e eventuais falhas na identificação dos doadores dificulta esse
trabalho.
–
Embora os dados sejam públicos, é praticamente inviável para o cidadão saber
quanto uma empresa investiu na campanha em um determinado Estado – afirma
Souto.
CONCENTRAÇÃO
FINANCEIRA OFERECE RISCO, DIZ ANALISTA
O
topo da lista é ocupado ainda por Gerdau, com R$ 4 milhões desembolsados,
Braskem (R$ 3,9 milhões) e Zaffari (R$ 2,8 milhões). Mas, graças ao montante da
JBS, o setor de alimentação é o de maior peso no top 100 das finanças
eleitorais no Rio Grande do Sul, com R$ 16,2 milhões investidos. Em seguida,
vem a construção, com R$ 9 milhões aplicados, e depois os repasses da indústria
em geral, com R$ 7,2 milhões. Chama a atenção, ainda, a presença de empresas
ligadas ao fumo e a bebidas alcoólicas no rol de grandes apoiadores, os quais
entregaram R$ 4,9 milhões, somados, aos políticos rio-grandenses.
Considerando-se
todas as doações feitas, e não apenas a dos cem principais contribuintes, o PT
foi o partido com maior arrecadação no Estado – R$ 35,5 milhões. Foi seguido
pelo PP, com R$ 33,5 milhões, e pelo PMDB, com R$ 24,2 milhões.
A
concentração do financiamento oferece um risco, conforme o cientista político e
coordenador do curso de Ciências Sociais da Ulbra, Paulo Moura: que o apoio
seja oferecido pelas empresas com a expectativa de receber vantagens depois da
eleição.
–
Esse fenômeno (da concentração de doações), que se repete em âmbito nacional,
certamente exerce influência no processo eleitoral. Empresas que contribuem e
têm negócios com o Estado, como as empreiteiras, ou concessão de créditos de
bancos públicos acabam criando uma zona cinza em que não fica claro se o
sistema político é moralmente correto, ainda que seja legalmene correto – diz
Moura.
marcelo.gonzatto@zerohora.com.br