15
de janeiro de 2015 | N° 18043
ARTIGO
- MARIA CELESTE LEITZKE*
ENEM: UM FIASCO!
Em
14 de março de 2000, ao escrever sobre educação, na opinião de ZH, eu afirmava
que... “a continuarmos com esta despreocupação quanto ao ensino básico, vamos,
daqui a alguns anos, considerar alfabetizados aqueles indivíduos, que, mal e
parcamente assinem os seus nomes”. Quinze anos se passaram e o quadro se revela
muitas vezes pior do que o que imaginei! No último Enem, quase 6,2 milhões de
alunos prestaram exame para tentar, no futuro, uma vaga nas universidades.
Pasmem... 530 mil tiraram zero na redação, apenas 250 tiraram 10! O desempenho vem
caindo a cada ano, tendo, de 2013 para 2014, despencado 9,7%!
O
senhor ministro da Educação alegou no Jornal Nacional que “o aluno tem muitas
matérias, muitas vezes desnecessárias à sua área de interesse e isso o
desanima, daí o mau desempenho”.
Que desculpa
absurda! Estudei latim no ginásio. Não sabia para que, mas isso nunca foi
desculpa para um mau desempenho em qualquer disciplina.
Por
favor, senhor ministro e secretários estaduais e municipais da Educação.
Despertem! Aceitem e tenham coragem de encarar o problema simples, mas
absolutamente básico e indispensável à melhoria do ensino do Brasil! Os alunos
não podem sair do ensino básico sem saber ler, escrever e interpretar! É
simples assim! Não existe mágica!
Programa
de alfabetização na idade certa (até aos oito anos). Absurdo! Há décadas, se
não séculos, os alunos entravam na escola aos seis anos; eram alfabetizados;
aos sete, estavam no 2º ano e aos oito no 3º, completamente alfabetizados. Será
que as crianças “emburreceram” e por isso têm que ser alfabetizadas mais tarde
ou esta proposta interessa às estatísticas do governo? Não. As crianças não
“emburreceram”.
Muito
pelo contrário! Hoje, estão muito mais prontas e capazes de absorver tudo o que
lhes ensinamos. Onde ficou a aula de leitura e escrita, orientada, como
atividade diária em sala de aula? Neste assunto, precisamos voltar ao passado!
Não
permitam que os alunos deixem o ensino básico sem saber ler, escrever pensar e
interpretar e o Ensino Médio, com certeza, passará a apresentar resultados
surpreendentes.
PROFESSORA,
ALFABETIZADORA E PSICOPEDAGOGA*