terça-feira, 13 de agosto de 2013


13 de agosto de 2013 | N° 17521
PAULO SANT’ANA

Presos soltos em passeio

A leitora Fernanda, da Sessim Seguros, manda-me dizer que, ao contrário do que escrevi, Maria Santíssima teve vários filhos depois de Jesus, pelo menos três irmãos deve ter tido Jesus.

Ela diz que isso está escrito no Evangelho segundo Mateus (cap. 13, vers. 55, 56), afirmando alguns que eram apenas parentes próximos de Cristo.

Ou seja, há controvérsias.

A respeito do que escrevi sobre a falácia do Estatuto do Desarmamento, o Sérgio Ilha Moreira me telefonou arrolando as exigências sem fim para registrar uma arma, tanto burocráticas quanto financeiras.

E isso estimula as pessoas de bem a não comprar armas ou ocultá-las, caso já as possuam.

Da mesma forma, crescem assustadoramente as exigências para contratar uma empregada doméstica. No mínimo, tem de contratar junto um contador que faça os papéis.

Está muito difícil ser cidadão.

Tenciono que seja um sucesso esse aeromóvel que já está funcionando aqui na Capital.

Estou sonhando que as linhas do aeromóvel sejam espalhadas pela cidade.

E durante quantos anos o plano do aeromóvel esteve aí abandonado?

Vergonhoso flagrante feito pelo jornal Pioneiro em Caxias do Sul: presos condenados saem de dia pela cidade para fazer compras, passear, cogitando eu que saem também para roubar.

Vergonheira. A Susepe tem de apurar isso com rigor, havendo a severa suspeita de corrupção.

Sinto informar que a tentativa que fiz (mais uma!) de parar de fumar fracassou rotundamente no segundo dia de jejum.

Talvez parar de fumar seja só menos difícil do que de beber álcool, este último, sim, o vício mais terrível sob o ponto de vista da cura.

Quando mais não seja, eu tinha de parar de fumar por um motivo singelo: é incontável o número de camisas, calças, jaquetas e casacos que inutilizo por soltar brasas inadvertidamente e, na maioria das vezes, inutilizo essas peças definitivamente.

Não é uma vergonha pessoal?

É, Inter e Grêmio continuam no páreo do título brasileiro. Claro que é muito difícil que consigam chegar lá.

No caso do Grêmio, dependem vitalmente o esquema (para mim devem ser três zagueiros centrais) e o Barcos, que indiquei para Koff, resolver voltar a ser o Barcos do Palmeiras.

Enquanto isso, Dida, o goleiro célebre, o outro que indiquei para a direção, está sendo sensacional junto aos paus, bem que os que me contrariaram, afirmando ser uma contratação errática, tinham de ter a dignidade de dar o braço a torcer e me abraçar por mais uma tacada certeira.

Recebo muitas mensagens me contrariando sobre os elogios que fiz ao Renato ao dirigir o Grêmio contra o Bahia.

A diferença é que tenho a responsabilidade de escrever em um jornal. As pessoas que me contrariaram com respeitáveis argumentos não têm, no entanto, qualquer responsabilidade com um veículo público, atiram a esmo e dê o que der.


E, quando, outras vezes, critiquei o Renato, não tiveram o pudor de solidarizar-se comigo.