sábado, 16 de novembro de 2019



16 DE NOVEMBRO DE 2019
TE MOSTRA RIO GRANDE

Estância amplia ramo de atuação e investe em vinícola sustentável

A cada geração da família Pötter, Guatambu aposta em transformações sem deixar de lado a tradição que move os negócios.

De Dom Pedrito, no coração da Campanha, vem uma lição: inovação rima com tradição. Aos 67 anos, o Grupo Guatambu começou em uma aposta na agricultura, abraçou a pecuária e, chegando à terceira geração da família de Valter Pötter, hoje investe em vitivinicultura e sustentabilidade.

- Sempre tivemos foco na inovação e na diversificação, buscando qualidade. Nós temos mais de mil prêmios na agropecuária, sustentabilidade, produtividade, rentabilidade - diz Valter Pötter, empresário de 70 anos, sócio-proprietário e administrador do grupo.

Na década de 1950, quando o pai de Pötter começou o trabalho na terra, o foco era a produção de arroz. Quando assumiu o comando da fazenda, em 1971, Pötter, recém-formado em Veterinária, inovou implantando a pecuária. Hoje, a Guatambu é referência em rebanhos das raças Hereford e Braford.

No sistema de rotatividade no campo, que integra lavoura e pecuária, a Guatambu também é pioneira. A meta é tirar o melhor do que a terra tem para oferecer em todos os períodos do ano.

- Não tenho dúvida de que a diversificação no campo é um dos fatores muito importantes para a gente ter sucesso, porque, se um produto não está bem, tipo o arroz hoje, o soja está bem, está valendo bem - explica.

Familiar

Valter administra o negócio em parceria com a esposa, Nara, e com as filhas Gabriela, Raquel e Mariana. E a terceira geração da família já está deixando sua marca na Guatambu. Em 2003, deu início ao projeto de plantação de uvas viníferas, aposta baseada em estudos que apontam a região da Campanha como excelente para produção de uvas, em função do clima e do solo.

Em 2009, o primeiro vinho produzido já mostrava que a aposta tinha dado certo. O sucesso de vendas do vinho e a quantidade de medalhas que o rótulo ganhou serviriam de incentivo para ampliar a ideia. Em 2013, começava um novo projeto: o enoturismo, com a inauguração da Guatambu Estância do Vinho. Hoje, a marca já é reconhecida e se destaca em salões e concursos pelo mundo.

- A vinícola oferece serviços à clientela, ou seja, piquenique, almoço harmonizado, cursos de harmonização, isso cada vez mais atrai clientes e nos deixa mais entusiasmados - afirma Pötter.

ROBERTA MERCIO

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