sábado, 24 de abril de 2021


24 DE ABRIL DE 2021
ARTIGOS

OS MILLENNIALS DO AGRONEGÓCIO

Todo produtor que tem filhos sabe o dilema que é quando chega a hora de preparar a sucessão rural. Quem não passou por isso em casa ao menos viu acontecer com os amigos e vizinhos. Manter a família no campo garantindo a produção de alimento é o sonho de gerações de agropecuaristas, mas, também, de muita dor de cabeça. Mas ficar na terra não é mais sinônimo de falta de opção ou de coragem para enfrentar a cidade grande. A juventude que chega agora na administração das propriedades sabe bem o que quer do seu futuro e traz um novo ar à gestão rural.

O jovem empreendedor do agronegócio não lembra nem de longe a geração de seu pai, que sonhou em ser médico ou advogado, mas acabou retornando à propriedade da família por força do destino ou pelo bem coletivo. Os millennials do agronegócio sabem bem o que querem, estudaram muito e se prepararam para atuar no agro. Mas querem ficar em um novo campo. Querem ter tecnologia na palma da mão, comunicação por satélite e veem a lavoura como um business altamente promissor e cheio de oportunidades de fazer a diferença.

Conscientes das potencialidades do Brasil como fonte de alimento do planeta, os millennials e integrantes da Geração Z sabem a força inovadora que trazem ao manterem suas mentes abertas para novas conexões. Pensando nisso, o setor cooperativista gaúcho saiu na frente levando a esses jovens o conceito de inovação aliado a algo que não ficará velho nunca: a confiança. Lançada neste mês de abril pela Federação das Cooperativas Agropecuárias do RS (Fecoagro) e 30 de suas cooperativas, a plataforma Smartcoop é uma ferramenta que fala a linguagem desse produtor que chega ao setor cooperativista. Por meio da Smartcoop, 173 mil produtores gaúchos poderão vender sua safra em bloco, gerenciar a propriedade com um clique e sonhar com um e-commerce efetivo e realmente globalizado para a produção nacional. Uma proposta arrojada que proporciona logística planejada em conjunto, muita racionalização de tempo e do deslocamento físico das pessoas. E o melhor de tudo: essa tecnologia está na mão do produtor.

Mas os millennials do agronegócio não são apenas conectados ao wi-fi ou a plataformas digitais. São uma geração independente e consciente da responsabilidade que recebeu ao administrar um planeta que precisa de cuidados. O novo produtor rural aprendeu com seus pais e avós a amar o campo pela sua essência, a valorizar a vida e o alimento. Porque, mais do que produzir, os millennials querem viver bem e com sabedoria ao lado de quem amam, fazendo o que amam.

 Presidente da CCGL - CAIO VIANNA

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