sábado, 27 de abril de 2013



28 de abril de 2013 | N° 17416
CAPA

MERGULHO DA GRAVATA

Quando recebeu o convite de Donna para fotografar de camisa e gravata dentro da piscina, o empresário Eduardo Bier Corrêa ficou apreensivo. Com razão, afinal, era algo inusitado. Mas sua paixão pela água e pelos exercícios físicos é tanta que o temor logo passou. E ele juntou, em uma pose, duas realidades muito presentes em seu cotidiano: o traje formal, com o qual ele participa de reuniões e compromissos profissionais, e a piscina, onde pratica natação desde garoto.

– Trato essa questão de atividades físicas de maneira bem pragmática. Nada é mais importante do que a nossa saúde, certo? Então preciso encontrar tempo para me exercitar. Uma semana tem 168 horas. Não posso aceitar a desculpa de não poder dedicar 5% desse tempo, ou oito horas, para cuidar da saúde fazendo exercícios. Não é verdade? – questiona.

Dado começou a praticar surfe com seis anos. Para manter-se condicionado quando estava em Porto Alegre e seguro quando estivesse no mar, começou a fazer natação, esporte que pratica até hoje, pelo menos uma vez por semana. Há 15 anos percebeu a necessidade de tonificar os músculos e passou a frequentar a academia.

Com a orientação de um profissional, ele faz musculação, caminhadas e corrida na esteira. Para não perder o embalo, também caminha e corre na rua com alguma frequência. Com menos intensidade, arrisca umas manobras nos boardsports: wakeboard, snowboard e skate.

Listar as atividades de Dado quase sugere que ele não faz mais nada além de se exercitar. Que nada. Aos 47 anos, tem energia de sobra para trabalhar nos três turnos, enfrentando uma rotina de reuniões, decisões, planejamento e visita diária aos restaurantes da rede.

– Estabeleci o exercício como mais um compromisso, tão importante quanto o trabalho. E tenho que cumpri-lo, da mesma forma que cumpro minha agenda profissional. Requer organização e disciplina, mas é possível. E é muito bom!

Para ter o corpo verdadeiramente saudável, Dado alia a rotina de malhação com uma alimentação balanceada e saudável – o que, segundo ele, é um dos segredos para manter a energia que o ajuda a enfrentar a pesada rotina. Um café da manhã reforçado com frutas e cereais e um almoço com muita salada e proteína (carne, peixe ou frango, ele come de tudo) são o hábito alimentar do empresário. Segredinho: barra de cereais à tarde e pouca comida à noite o ajudam a manter o peso e a forma.

E o melhor é que nada disso parece ser penoso para Dado. Ele fala da alimentação e do condicionamento físico com satisfação e prazer. Consegue se divertir no dia a dia, como se divertiu na sessão de fotos para a capa de Donna. Tudo isso por que, para ele, manter o corpo em movimento é um dos principais segredos para uma vida saudável, alegre e cheia de equilíbrio. Tudo na medida certa.