sábado, 10 de agosto de 2013

Gatos exóticos participam de exposição em São Paulo

Evento reúne 300 felinos de 20 diferentes raças, incluindo o Don Sphynx (gato sem pelo) e o Bengal (de aparência tigrada)

PRISCILLA MERLINO
09/08/2013 14h32 - Atualizado em 09/08/2013 14h45

 
Exposição reúne 300 felinos de 20 diferentes raças, incluindo tipos exóticos como o Bengal (de aparência tigrada) (Foto: André Hanni)

O Clube Brasileiro do Gato (CBG) promove a 145ª Exposição Internacional de Gatos de Raça, maior evento do tipo em todo país, nos dias 17 e 18 de agosto. A atração, que acontece no bairro do Ipiranga, na zona oeste da capital, reúne 300 gatos exóticos de 20 diferentes raças, apresentados por 93 criadores de todo o Brasil e da Argentina. A novidade da edição fica por conta de uma raça ainda pouco conhecida no Brasi,: o Russian Blue, exemplar com pelagem curta, de cor azul prateada.

Cada vez mais os brasileiros se mostram apaixonados por gatos e os elegem como animal de companhia. A população felina já cresce proporcionalmente mais que o dobro da de cães e, segundo estatísticas da Abinpet – Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação, em dez anos os bichanos serão maioria. Para os amantes dos felinos, a feira ainda conta com exposição e competição de raças, que premia os melhores exemplares de cada dia do evento.

Maine Coon: conhecido como gato gigante, chega a 1,1m de comprimento (Foto: André Hanni)

Segundo o presidente do CBG, Gerson Alves, a última exposição, realizada em junho de 2013, contou com 3 mil visitantes e evidenciou o interesse crescente pelos gatos como animais de estimação. “Observamos um público eclético, pessoas que vivem sozinhas, casais jovens, famílias com crianças e idosos. Além de conhecerem tipos diferentes, como o gato sem pelo, gostam de ter contato com criadores, que são uma ótima fonte de informações para quem tem ou deseja ter um gato em casa”, diz.

Entre as raças que têm presença garantida na exposição estão: Don Shpynx (raça sem pelo que existe em poucos lugares do mundo), Maine Coon (conhecido como gato gigante, chega a 1,1m de comprimento), Ragdoll (tem pelo macio que lembra o coelho), Singapura (pequeno e com olhos grandes), Cornish Rex (exótico de pelo cacheado), Burmês (pelagem curta e olhos dourados e redondos), Bengal (de aparência tigrada), assim como o tradicional e belo Persa, o popular SRD (vira-lata), entre outros.

Evento terá seis juízes vindos da Itália, Noruega, Suiça, Bélgica, Alemanha e Liechtenstein (Foto: André Hanni)

Premiação

As exposições do CBG incluem um campeonato com juízes internacionais e reúne parte dos melhores criadores do país com um time de gatos campeões. Esta edição terá seis juízes vindos da Itália, Noruega, Suiça, Bélgica, Alemanha e Liechtenstein, que farão suas avaliações em uma série de diferentes categorias, considerando raça e faixa etária. No final, serão eleitos os melhores exemplares e um best over all de cada dia.

“A última edição ficou acima de nossas expectativas no quesito qualidade de gatos, realmente o Brasil está mostrando um potencial enorme para os juízes, que ficaram muito bem impressionados com a quantidade e variedade de algumas raças que apresentamos, como por exemplo Persa”, revela o presidente do CBG. Por isso, segundo ele, as expectativas para esta edição são as melhores.

145ª. Exposições Internacionais de Gatos de Raça do Clube Brasileiro do Gato, 17 e 18/08, das 10h às 17h. Sociedade Hispano Brasileira – R. Ouvidor Portugal, 541- Ipiranga – São Paulo. Grátis.

www.clubebrasileirodogato.com.br