sábado, 21 de maio de 2022


21 DE MAIO DE 2022
DAVID COIMBRA

Meu celular está sem bateria - de novo

Estou com um certo TOC com a bateria do celular. Se ela está com 50 ou 60% de carga, fico ansioso, quero botar no carregador. Onde é que está o carregador? Quem pegou o maldito carregador? Carregadores são objetos arredios, estão sempre se escondendo. Quando acho o carregador, só encontro a satisfação se chega a 100%. Ah, o celular com 100% da bateria e o tanque do carro cheio. Estou pronto para as batalhas.

Acontece que os 100% são ilusão. Nunca vi nada que dure menos do que esses 100%. É o contrário dos aplicativos de carro. Quando você chama um carro de aplicativo e ali marca que o carro chegará em dois minutos, pode esperar oito minutos. Eles mentem para a gente. Querem que pensemos: "Ah, que bom, só dois minutos", e se der atraso alegam que foi um acaso. Não é acaso, é método.

Nos Estados Unidos, se você vai a um restaurante e tem que esperar uma mesa, eles dizem: "São 20 minutos de espera". Nunca é. Sempre são 10 ou até cinco minutos. Assim, a reversão de expectativa é positiva. Você fica feliz. No Brasil é o contrário. Eles dizem que a espera será de 10 minutos e acaba sendo de 30. Você se irrita, dá vontade de ir embora, só não vai porque já esperou 20 minutos.

Os 100% da bateria são a mesma coisa. Você tira o celular da tomada e, quando olha de novo, já está em 98% ou 97%. É bastante? Eu deveria me contentar? Decerto que sim, mas não me contento. Queria os meus 100% que juram que tenho.

Na verdade, nada é assim pleno, não é? É como um time de futebol. Ele não vai jogar bem todas as partidas, ele não vai atacar o tempo inteiro, ele não vai vencer todas. Porque é impossível estar sempre atento e concentrado. Um dia você se distrai e não vê o leão que rasteja pela savana. Aquele lema dos meninos de Baden Powell, "Sempre alerta!", é impossível de ser realizado.

Mas não posso me satisfazer com o quase. Não em todos os aspectos, pelo menos. Se vou a um restaurante e provo um prato excelente, exijo aquela excelência todas as vezes que voltar lá. De certos autores espero no mínimo a boa prosa em cada texto. E, na música popular, tem os Beatles. Os Beatles alcançaram 100% de qualidade.

Por que não querer isso de certos serviços mais básicos como o carro por aplicativo?

Estou sempre em busca do melhor, donde minha ansiedade com a bateria. No entanto, o mundo é tristemente torto. Vou ali pegar meu celular com 64% e sair meio frustrado por aí. Se você ligar e eu não atender, não se preocupe; devo estar sem bateria.

DAVID COIMBRA

Nenhum comentário:

Postar um comentário