sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Jaime Cimenti

Fernando Lucchese e essa tal felicidade

Não sou feliz: por quê? é o livro mais recente do consagrado médico, cirurgião cardiovascular e escritor Fernando Lucchese, nascido em 1947 na laboriosa Farroupilha, ali bem perto da gloriosa e famosa  Bento Gonçalves.

Nesta obra o autor, que já vendeu mais de dois milhões de exemplares de obras voltadas à saúde e ao bem-estar, apresenta, inicialmente, dados científicos e pesquisas sobre a felicidade, depois depoimentos e, nas partes finais, orienta os leitores para seguir o passo a passo em busca da felicidade. Não é desses livros comuns de autoajuda com regras rígidas e tom professoral.

É um volume que inspira a buscar caminhos, com prazer, liberdade e individualidade. Há quem diga que a vida é um vale de lágrimas, outros dizem que é só coisa boa e muitos, os ditos equilibrados, pensam que a vida é uma graça triste, com seus altos e baixos, seus momentos felizes e infelizes. Há quem diga que a felicidade é feita de momentos, outros pensam que pode ser mais contínua.

Vinicius de Moraes versejou: tristeza não tem fim, felicidade sim. Bonito no samba, brabo na vida real. A obra do dr. Lucchese tem um mérito principal: atualizar os leitores sobre esse tema que cresce de importância, especialmente numa época em que as pessoas procuram ser felizes mais tendo do que sendo e mais entrando nos shoppings do que nos parques e praças para conviver com prazer com os outros.

Pensar nos outros, cuidar da alma, ter prazer e atitudes positivas, rir, tratar do lado espiritual, organizar a vida, buscar a serenidade , ter prazer no trabalho, amar e controlar os pensamentos são algumas das leis do bem-estar e da felicidade. Lucchese quer auxiliar os leitores a constatar onde mora a infelicidade, a mudar de atitude e a encarar a felicidade como regra e o sofrimento como exceção.

Para o autor, a felicidade é como o vento. Às vezes sopra mais forte, outras vezes é quase imperceptível. Mas está sempre presente, em graus variados. Ele pensa que, para alcançar a felicidade, basta colocar uma mudança de atitude diante da vida. O amor, o sexo, a saúde, a felicidade, o poder e o dinheiro são temas eternos e desafiadores, que nos fazem sentir, pensar, agir e refletir.


Temas que estão nos livros, nos filmes, no teatro, na ciência e, principalmente, em nosso cotidiano e em nossa passagem pelo planeta. Não sou feliz: por quê?, L&PM Editores, 176 páginas, é uma boa contribuição para sermos mais felizes, produtivos e convivermos melhor com os próximos.