segunda-feira, 17 de outubro de 2016


17 de outubro de 2016 | N° 18662
COMPORTAMENTO

COMO SAIR DO FACEBOOK


FADIGA DE USUÁRIOS da rede social leva à desativação ou até à exclusão de perfis. Quem já fez isso conta o que ganhou e o que perdeu


Mark Zuckerberg disse certa vez que estar fora do Facebook seria uma desvantagem para as pessoas. Na rede social fundada pelo empresário americano, cada um poderia conectar-se com a família e os amigos e construir sua própria marca. Um bilhão e 700 milhões de usuários parecem concordar com ele, mas existe gente que vem abandonando seus perfis, temporariamente ou em definitivo, pelo radicalismo nas discussões, por se sentir dentro de uma “bolha ideológica”, em nome de mais privacidade ou por pura falta de tempo para lidar com tantos posts.

O Facebook se esforça para que você não delete o seu perfil. Tenta lhe entregar, de graça, o conteúdo que teria mais capacidade de captar sua atenção, muda a aparência da rede, adiciona novos recursos. Ele quer o seu tempo. Quer a sua audiência (que, no fim das contas, gera dinheiro).

Em junho deste ano, a empresa avisou que priorizaria posts de amigos em detrimento de conteúdos de páginas. Dados do The Information, um veículo especializado em notícias de tecnologia, apontam que o número de publicações pessoais, como o anúncio do noivado do primo, a primeira foto do bebê da colega ou um texto sobre o dia a dia do irmão, caiu 21% de 2014 para 2015. O Facebook nega que as pessoas estejam compartilhando menos sobre suas vidas, mas parece ter entendido o sinal alarmante. A rede social pode ter virado um grande emaranhado de conteúdo cansativo, entediante e impessoal, pelo menos para alguns, que decidiram deixar para trás seus perfis.

– Ao longo do tempo, fui adicionando amigos de faculdade e pessoas com quem eu trabalhava, mas acabei perdendo o contato com elas. Foi ficando impessoal demais. Havia muita coisa que eu não tinha o mínimo interesse em saber também – diz Carolina Peter, 31 anos.

A advogada decidiu suspender a conta há seis meses e não tem vontade alguma de reinstalar o aplicativo, recuperar seu login ou deslizar inúmeras vezes o dedo de baixo para cima na tela para atualizar o feed de notícias. O caso de Carolina pode ser diagnosticado como “Facebook fatigue”, a fadiga do Facebook, um termo em inglês usado para descrever o desinteresse das pessoas pela rede social. E, se o Facebook tem medo de algo, é do tédio dos seus usuários e de uma possível debandada para outras redes sociais que conseguem conectar as pessoas com mais intimidade.

Um exemplo? O Snapchat, que conquistou o público mais jovem instigando o compartilhamento de narrativas mais espontâneas. A rede social do fantasminha consagrou celebridades nativas da plataforma, que somam milhões de views, e ainda fornece um espaço para as notícias, graças a parcerias com marcas como CNN e Buzzfeed.

Fabio Malini, coordenador de estudos sobre imagem e cibercultura da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), dedica-se a extrair e analisar grandes bases de dados. É um especialista em big data com foco em redes sociais. O pesquisador atribui essa fadiga a alguns fatores. Um deles: a preocupação para construir e manter uma imagem na rede social. Ainda que tenhamos certo controle de nossas postagens, a percepção em torno delas não é controlada por nós.

– Há uma certa avaliação de que a imagem pessoal se desgasta mais do que se fortalece no Facebook – diz.

Outro ponto envolveria o algoritmo da rede social, que, por entregar o que é mais compartilhado, aquilo que todo mundo está falando, acaba tornando o Facebook um grande loop de repetições.

– Acho o Facebook muito parecido com os canais de notícias da TV a cabo, que se baseiam na repetição noticiosa. Os assuntos do dia ficam retornando eternamente. E a tendência é de que poucas pessoas dominem o seu feed, o que causa uma saturação discursiva, sendo que talvez essas figuras não tenham grande importância social, mas ganham fôlego nesse sistema. Já víamos isso como telespectador da TV e se repete no Facebook – avalia Malini.

APELO À NOSTALGIA DOS USUÁRIOS

Carolina Peter criou a conta em meados de 2009, mas, antes de desativá-la, diminuiu drasticamente o uso e não publicava nada havia um ano. Ao longo do tempo, juntou uma grande quantidade de amigos e curtiu inúmeras páginas. Trabalhava com política, por isso, adicionava muita gente para fazer contatos que, ao longo do tempo, passaram a ser inconvenientes.

– Nem postava mais para evitar me expor para gente com quem não tinha mais contato – lembra.

Pensou em filtrar os amigos, mas já era muita coisa. No começo do ano, viu que se irritaria com a enxurrada de posts políticos de sua cidade (Pelotas) e, principalmente, com as notícias falsas. Resolveu sair antes mesmo do começo das campanhas eleitorais – “antes que piorasse”, como Carolina afirma:

– Eu veria muitos posts sobre o que acontecia em Pelotas. Então, ainda bem que não tenho mais Facebook. Não vi nada.

A advogada diz que a parte mais difícil é perder o contato com quem ela não conversa no dia a dia pelo WhatsApp. As notícias, ela recebe por meio do Twitter, considerado um refúgio e um espaço mais filtrado.

Esses ambientes mais restritos também atraem a “ex-usuária de Facebook” Giédra Bischoff, 24 anos. Ela é adepta do Instagram. Por ter a opção de deixar o perfil fechado, apenas usuários autorizados podem ver e comentar as fotos. Algo que nem sempre é tão simples no Facebook, com as dezenas de configurações a ajustar. A privacidade pesou na decisão de excluir a conta neste mês.

– Eu não estou online 24 horas. Se alguém bota uma foto minha e tem comentários lá, não vou ver na hora. Vou ficar exposta. Aconteceu algo chato, uma pessoa começou a comentar sobre uma foto que postei com um amigo – justifica Giédra. – E era um vício, eu ficava no Facebook às vezes vendo coisas idiotas – acrescenta.

Pesquisadores de universidades americanas já investigaram a expectativa dos usuários sobre quem teria acesso ao conteúdo que eles publicam na rede e a realidade, ou seja, quem de fato poderia acessá-lo. Os usuários, geralmente, mostram dificuldade em manter esse controle sobre todas as informações.

Giédra quer voltar ao Facebook apenas para resgatar a história que construiu lá, como as fotos que publicou ao longo tempo. E essa nostalgia é usada pela própria empresa para manter seus usuários surpreendidos e envolvidos. Com a seção “Neste dia”, que relembra as postagens do usuário na mesma data em anos anteriores, revive-se as memórias despejadas na rede. Deletar fotos, postagens e compartilhamentos pode ser tão doloroso quanto se desfazer de um álbum com fotos de bebê.

paula.minozzo@zerohora.com.br