05
de agosto de 2014 | N° 17881
GRÉCIA
As beldades voltam a
brilhar
Há
2,5 mil anos as seis irmãs se erguem, impassíveis, no topo da Acrópole, mesmo
com as chamas causadas por guerras ardendo à sua volta, as balas tocando de
raspão suas túnicas e as bombas deixando marcas em seus corpos curvilíneos.
Quando uma delas foi “sequestrada”, no século 19, diz a lenda que o choro das
outras cinco pôde ser ouvido durante a noite.
Só
recentemente, porém, as famosas Cariátides, entre outras grandes divas da
Grécia antiga, tiveram a chance de se revelar em toda a sua glória.
Há
dois anos e meio, os funcionários do Museu da Acrópole vêm limpando as “moças”,
ou melhor, as colunas jônicas com formas femininas que se acredita terem sido
esculpidas por Alcamenes, aluno de um dos maiores artistas da época, Fídias.
Sua
função inicial era servir de base para parte do Erecteion, templo sagrado
próximo ao Partenon consagrado aos primeiros reis de Atenas e aos deuses Atenas
e Poseidon. Em 1979, as originais foram substituídas por reproduções para que
pudessem ser mantidas em segurança e hoje são atração dentro do museu.
ESCULTURAS
SÃO ALVO DE DISPUTA
Com
os séculos, uma camada escura de fuligem passou a esconder sua beleza, mas
agora recuperaram o brilho original do mármore graças a uma tecnologia a laser
especialmente desenvolvida para esse fim.
Para
coincidir com o quinto aniversário do museu, cinco delas ficaram em exposição
em junho, resplandecentes depois da repaginada moderna. A sexta está instalada
no Museu Britânico, em Londres, que a adquiriu quase dois séculos atrás, depois
de Lorde Elgin, embaixador britânico para o Império Otomano, tê-la cerrado do
pórtico do Erecteion, além de reunir um sem-fim de adornos do Partenon para
decorar sua mansão na Escócia antes de vender as peças para pagar suas dívidas.
Durante
muito tempo, as autoridades gregas e britânicas travaram uma briga pela
devolução daqueles que ficaram conhecidos como os “Mármores de Elgin”, disputa
que voltou a esquentar há pouco tempo, depois que George Clooney, Matt Damon e
Bill Murray se mostraram a favor da devolução das esculturas durante promoção
em Londres do filme Caçadores de Obras-Primas – atitude que gerou um verdadeiro
alvoroço no Reino Unido, que insiste em dizer que Elgin salvou as peças da destruição
e as adquiriu legalmente.
E a
polêmica pode reacender em breve, já que o Museu Britânico planeja uma exibição
sobre o corpo humano na escultura grega no início do ano que vem usando algumas
das estátuas do Partenon.
LIZ ALDERMAN | THE NEW YORK
TIMES