Carro com acesso à internet está
próximo
Tecnologia
já existe, mas é limitada; fabricantes desenvolvem protótipos para permitir
acesso com segurança
Colaboração
entre montadoras e empresas de telefonia serão fundamentais para implementar
tecnologia
THAÍS
VILLAÇA - COLABORAÇÃO PARA A FOLHA
No
começo, era o silêncio. Depois vieram equipamentos de som rudimentares,
toca-fitas, aparelhos de CD, MP3, GPS e, agora, internet. As tecnologias para
acessar a web do próprio carro -e não a partir do celular- ainda engatinham,
mas o futuro é promissor e está próximo.
Plínio
Cabral Júnior, diretor de engenharia elétrica da GM América do Sul, afirma que
a empresa trabalha ativamente para que seja possível acessar a internet de
equipamentos instalados no carro."Temos protótipos prontos, essa
tecnologia deve chegar às ruas antes do previsto."
E-MAILS
AO VOLANTE
Aparelhos
que permitem acesso à internet, como centrais multimídia com funções
semelhantes às de um smartphone, já são encontrados em lojas especializadas,
mas são raros e caros -podem custar mais de R$ 3.000.
"Esperava
que os novos equipamentos fossem estourar no país, mas isso não aconteceu,
talvez pelo alto custo. Há aparelhos em que basta colocar o chip da operadora
para se conectar, mas são poucas as opções", afirma Robert Amorin,
supervisor técnico da Falcon, empresa de acessórios automotivos.
A
colaboração entre as operadoras de telefonia e as montadoras é fundamental para
que a internet veicular seja eficiente. "Já vi o sistema funcionando com o
automóvel parado, mas, em movimento, é provável que ocorram problemas de
interferência e queda de sinal", diz Amorin.
Outra
questão importante é a legislação. O Denatran (Departamento Nacional de
Trânsito) não tem resolução específica para normatizar a internet nos carros,
mas é provável que as regras sejam as mesmas aplicadas a aparelhos de DVD e TV:
a conexão deverá ser bloqueada quando o veículo entrar em movimento.
Uma
solução para a segurança é o uso de comandos de voz. "Como alguns carros
já aceitam ordens verbais para ligar faróis ou baixar os vidros, é possível
estender o sistema para a internet, tornando possível responder a e-mails por
meio da fala", afirma Cabral.
Para
não distrair o motorista, empresas têm se concentrado no entretenimento do
passageiro de trás. Principalmente crianças, que costumam ficar entediadas após
longas horas na estrada.
Centros
de pesquisa da Toyota e da GM criaram sistemas de interatividade nas janelas
traseiras. É possível desenhar, jogar, conectar-se à internet e assistir a
filmes diretamente no vidro do carro.
Em
março, a multinacional norte-americana Intel anunciou a criação de um fundo de
investimentos de US$ 100 milhões para inovações tecnológicas automotivas, com
foco no carro conectado.
"Ao
ampliar nossos esforços de pesquisa, queremos aprofundar a compreensão sobre
como as pessoas interagem com seus automóveis", diz Paul Otellini,
presidente e CEO da empresa.