quinta-feira, 16 de janeiro de 2014


16 de janeiro de 2014 | N° 17675
EDITORIAIS

Acelerada na mobilidade

Na antevéspera do início da Copa, a prefeitura da Capital conseguiu finalmente assegurar os repasses adicionais da Caixa Econômica Federal (CEF) necessários para acelerar projetos cujo objetivo é facilitar a mobilidade a curto e médio prazos. Se uma das razões principais para o atraso nos múltiplos canteiros de obras era a falta de dinheiro, agora há menos margem para desculpas. Por isso, é preciso que os gestores municipais se mostrem capazes de agir com um mínimo de eficiência até a conclusão dos trabalhos de preferência, antes do início das competições.

Ainda que se destinem a facilitar a vida de quem mora ou circula pela Capital, os projetos em andamento integram a Matriz de Responsabilidades. Constituem-se, portanto, em prioridades da área de infraestrutura pelo fato de Porto Alegre ser uma das cidades-sedes dos jogos do Mundial. Por isso, é importante que sejam concluídos em prazos e custos compatíveis para se constituírem de fato num ganho para os cidadãos.

Entre as obras contempladas pelos repasses, estão desde as relacionadas ao entorno do Beira-Rio até as duplicações de vias importantes, além da Rodoviária e de corredores de ônibus. Ficam faltando apenas as verbas destinadas ao corredor BRT da Avenida João Pessoa, mas que também estão sendo aguardadas para os próximos dias.


Quem mora ou transita diariamente pela Capital sabe o que significa um dia a mais que uma obra viária permanece paralisada, principalmente sob o ponto de vista dos entraves à circulação de veículos. Por isso, é preciso que o ritmo a ser impresso agora aos projetos em andamento não diminua mais, permitindo sua conclusão no menor prazo de tempo possível.