terça-feira, 21 de outubro de 2014


21 de outubro de 2014 | N° 17959
EDITORIAL ZH

A VOLTA DA SENSATEZ

Quando o passionalismo impera entre os candidatos e a população, cessa a objetividade necessária para debater programas, e todos perdem – políticos e eleitores.

As intervenções do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na propaganda da campanha presidencial e a rejeição inequívoca do público levaram os candidatos a retomar o bom senso nos debates televisivos. Ao menos, foi o que transpareceu no encontro do último domingo, na TV Record, no qual a presidente Dilma Rousseff (PT) e o senador Aécio Neves (PSDB) trocaram acusações, divergiram e até ironizaram, mas deixaram de lado as ofensas envolvendo familiares e comportamentos pessoais.

Ganham os eleitores, particularmente os indecisos. Na reta final da campanha, é uma oportunidade a mais de se inteirarem do que pensam os presidenciáveis sobre questões que, em maior ou menor grau, têm alguma influência em suas vidas.

A preocupação de conquistar quem ainda não consolidou sua intenção nas urnas ajuda a explicar o fato de os candidatos insistirem em contornar temas mais controversos, preferindo se concentrar numa pauta mais convencional. Infelizmente, sempre que colocados sem uma mediação mais incisiva, políticos em campanha tendem a optar por uma agenda com mais potencial para assegurar votos do que em contemplar de fato os eleitores. A insistência na repetição de determinados assuntos pode até favorecer alguma candidatura ou ajudar a desgastar outra, mas acaba contribuindo para diminuir ainda mais o interesse pela política.

Um aspecto positivo é que o eleitor dispõe cada vez mais de meios para interferir no nível dos debates, sob o ponto de vista dos temas e do tom das discussões. A possibilidade é favorecida por recursos como pesquisas qualitativas bancadas pelos partidos e pelo uso das redes sociais, tanto por políticos quanto pelo eleitorado. A particularidade de mais da metade da população acessar hoje a internet aumenta a responsabilidade no uso dessas ferramentas para fins eleitorais. Em qualquer país, quando o percentual de pessoas conectadas atinge esse patamar, o uso das redes sociais e a forma como isso ocorre realmente tendem a fazer diferença no resultado das urnas.


Mesmo sob a emoção da reta final, é importante que o tom mais ameno dos confrontos se mantenha até o final da campanha, cujo ponto alto será o debate de sexta- feira, na Rede Globo. Quando o passionalismo impera entre os candidatos e a população, cessa a objetividade necessária para debater programas, e todos perdem – políticos e eleitores.