terça-feira, 16 de julho de 2024



16 DE JULHO DE 2024
POLÍTICA E PODER - Rosane de Oliveira

Marchezan é a aposta do PSDB na Capital

Costurada pelo governador Eduardo Leite e pela presidente estadual do PSDB, Paula Mascarenhas, a possível candidatura do ex-prefeito Nelson Marchezan tem potencial para sacudir a modorrenta disputa eleitoral em Porto Alegre. Paula garante que as resistências iniciais dos vereadores da Capital ao nome de Marchezan foram neutralizadas:

- Estamos apostando na candidatura do Marchezan. O diretório de Porto Alegre já entendeu que essa decisão passa pela Executiva estadual e tem o aval do governador. Estamos agora tentando viabilizar alianças.

A convenção será no dia 4 de agosto e, até lá, Paula tem dois desafios: buscar alianças para viabilizar a candidatura de Marchezan e convencer o próprio de que vale a pena concorrer. Embora tenha feito uma espécie de período sabático desde que deixou a prefeitura, Marchezan nunca fechou a porta para uma candidatura, mas dizia que não podia ser candidato dele mesmo, sem apoio do diretório municipal.

Diretório de Porto Alegre diz que não há veto

O presidente do PSDB em Porto Alegre, vereador Moisés Barboza, disse à coluna que em nenhum momento houve qualquer veto ao nome de Marchezan. Que os três vereadores não citavam o ex-prefeito como opção porque ele estava afastado do partido e, por isso, chegaram a sugerir os nomes de Any Ortiz (Cidadania), Mano Changes e Kaká D?Ávila.

- Marchezan tem muita capacidade, é um político experiente que decidiu se afastar da vida política. Talvez por isso a maioria tenha expressado preferência por outros nomes - disse Barboza. _

aliás Encontrar parceiros dispostos a apoiar

Marchezan é uma tarefa difícil. Primeiro, porque ele precisaria antes dizer que aceita concorrer. Segundo, porque boa parte dos seus antigos aliados está hoje com o prefeito Sebastião Melo (MDB). Terceiro, porque sua gestão foi polêmica, principalmente por resistir às pressões de vereadores.

Marchezan tem dito aos companheiros do PSDB que gostaria de encabeçar um debate sobre as mudanças necessárias em Porto Alegre, mas teme não conseguir apoio para medidas mais ousadas.

Leite sobe o tom

Ao lançar programas de apoio a pequenos empresários, ontem, o governador Eduardo Leite reclamou que promessas do governo federal atrasaram a implementação dos auxílios ao setor. Em evento no Palácio Piratini, Leite disse que as expectativas de receber novas ajudas "retardaram" a ação do governo estadual.

Leite afirmou que a União ainda não enviou recursos suficientes para a recuperação e acrescentou que parte do que já foi divulgado "não se fez sentir" na vida real do Estado. _

"Se viria outro anúncio, não colocaríamos recurso nosso. Mas cansamos de esperar."

Eduardo Leite

Governador do RS, sobre promessas de auxílios a pequenos negócios

PSB encaminha apoio a Rosário

Por unanimidade, a executiva estadual do PSB aprovou recomendação de apoio à candidatura de Maria do Rosário a prefeita de Porto Alegre. A orientação será repassada hoje à direção municipal em reunião marcada na Assembleia Legislativa.

O PSB chegou a formar um grupo com PDT, Avante e União Brasil para tentar consolidar uma candidatura de terceira via, mas a aliança não deslanchou. Até o momento, Juliana Brizola (PDT) e Thiago Duarte (União) se mantêm como pré-candidatos. _

mirante

Prevista para ontem, a reunião do governador Eduardo Leite com a base aliada ficou para as 9h de hoje. Em pauta, a reestruturação de carreiras e o reajuste dos servidores.

Agora é oficial: Edson Néspolo (União Brasil) será o vice do prefeito Adiló Didomenico (PSDB) em Caxias do Sul. Preterido na indicação do vice, o Republicanos seguirá na coligação.

O MDB confirmou o vereador Felipe Gremelmaier como candidato a prefeito de Caxias do Sul. O vice será Michel Pillonetto (PSD).

POLÍTICA E PODER

Nenhum comentário:

Postar um comentário