segunda-feira, 29 de julho de 2024


29 de Julho de 2024
INFORME ESPECIAL - Rodrigo Lopes

Só 75% dos estudantes chegam ao fim do Ensino Fundamental até os 16 anos em Porto Alegre

Três lições do processo eleitoral na Venezuela

A primeira lição é de que, finalmente, a oposição venezuelana, diferentemente do passado omisso, percebeu que não é suficiente lavar as mãos diante de um governo autoritário. Por anos, os adversários do chavismo-madurismo, por não reconhecerem os processos eleitorais, omitiram-se à espera de, na derrota em pleitos de cartas marcadas, angariarem apoio internacional, que, não obstante vinha, mas em nada modificava a vida doméstica do país.

Segundo: pressionada, a ditadura faz água. Pela primeira vez, Maduro prometeu respeitar o resultado das urnas. As próximas horas ou dias se encarregarão de definir se falou a verdade.

Terceiro, o processo venezuelano mostrou, ao Brasil, que é possível - e às vezes necessário - tomar lado. A mão pesada de Maduro obrigou o presidente Lula, ao menos publicamente, a mudar de posição. Em junho de 2023, quando lhe perguntei sobre a dificuldade de a esquerda considerar a Venezuela uma ditadura, Lula disse na Rádio Gaúcha que a democracia era um conceito relativo. Aos 45 minutos do segundo tempo, percebeu o contrário, cerrando fileiras ao lado da maioria dos estadistas do continente. _

Ensino Fundamental

- Ou você tem um Ensino Fundamental com muito problema de fluxo, ou com reprovação, ou abandono ou evasão - explica Gontijo.

Pré-escola

Na frequência escolar, analisados os anos iniciais, 50% das crianças de zero a três anos da Capital frequentam escolas de Educação Infantil - à frente da média nacional, que é de 40%, e também das capitais, que é de 38%.

Indicador de escolaridade

Português e matemática

Ensino em tempo integral

Investimento por aluno

Remuneração de professores

Bibliotecas

Mas, por conta do investimento que se tem com os alunos e remuneração dos professores, deveria ter índices melhores - explica Gontijo.

Contraponto

A Secretaria Municipal de Educação (Smed) disse que o teor do material ainda não foi analisado integralmente pelas equipes, que, no momento, atuam em força-tarefa para garantir a reconstrução das escolas alagadas pela enchente e o retorno de 100% dos alunos às atividades escolares. Destaca que os dados referem-se a 2023 ou a antes, e, que, nesse caso, em diversos tópicos, os números atualizados apresentam outra realidade. 

Sobre o fato de apenas 75% dos jovens completarem o Ensino Fundamental até os 16 anos, a pasta salienta que a rede vive ainda readequação por conta do pós-pandemia: "Enfrentamos nos anos de 2020 e 2021 o distanciamento social, quando só era possível fazer atendimento remoto, o que nem sempre foi eficaz para os estudantes da rede, principalmente para aqueles que iniciaram o Ensino Fundamental em 2020. Tivemos, em 2023, 90,9% de taxa de aprovação média no Ensino Fundamental". _

Leilão de mobiliário de design em prol de vítimas da enchente

Uma das organizadoras do projeto, Claudete Tavares descreve a emoção de participar da Operação De Volta para Casa. Até agora, foram entregues 3 mil cartões de auxílio com crédito para recomeçar, totalizando R$ 17 milhões em doações.

- O Ciclo Empreendedor, grupo de jovens de 300 empresas, com o Instituto Cultural Floresta, mostrou que podemos fazer a diferença quando estamos articulados - diz. _

INFORME ESPECIAL

Nenhum comentário:

Postar um comentário