sexta-feira, 19 de julho de 2024

SONHOS INTERROMPIDOS

Vítima de feminicídio em Porto Alegre queria ser perita criminal. A cama em que Brenda dos Santos Baptista, 20 anos, dormia junto da mãe agora está vazia. O sofrimento pela morte da filha é tanto que, após uma semana do sepultamento da jovem, a mãe não conseguiu retornar ao lar.

Depois de ficar uma semana desaparecida, Brenda foi encontrada sem vida no bairro Lomba do Pinheiro, na zona leste de Porto Alegre. Nascida e criada no Partenon, a jovem dizia que estava grávida e, segundo a investigação da polícia, o suspeito de assassiná-la seria o pai do bebê.

Tio materno de Brenda, o alpinista Gerson dos Santos Leite Júnior, 33, conta que ela e a mãe se tratavam como melhores amigas. Estudante de ciências mortuárias, a jovem sonhava em trabalhar como perita criminal.

Gerson a descreve como pessoa de personalidade forte, que gostava de ritmos musicais que iam do rock ao funk. Vaidosa, gostava de fazer transmissões ao vivo com tutoriais de maquiagem nas redes sociais. O tio relata que, para alguns familiares, como ele, ela havia revelado que estaria grávida.

O sumiço

Gerson conta que no sábado, 29 de junho, dia do desaparecimento, uma festa junina entre familiares e amigos foi realizada na casa ao lado de onde a jovem vivia com a mãe. Ela chegou a dizer à mãe que iria à festa. Mas não foi.

Brenda saiu com o namorado, que a buscou em casa. Segundo o relato do tio, o rapaz disse a ela que a levaria para conhecer os pais dele e que estaria ocorrendo uma outra festa junina.

Segundo Gerson, às 19h49min, o namorado foi até a casa da família e contou que eles estavam dentro de um ônibus quando Brenda teria "surtado" e desembarcado. O rapaz teria relatado à família que Brenda desceu na Avenida Bento Gonçalves e que ele teria descido na parada seguinte. Ele teria feito o caminho de volta para procurá-la e não a teria encontrado.

- Desde o desaparecimento dela, eu não parei um segundo de pedir ajuda para a polícia, nas redes sociais, buscando a imprensa - lembra Gerson.

Namorado preso

No dia 6 de julho, o tio de Brenda recebeu o contato de um homem que havia encontrado o corpo. Naquele momento, as buscas deram lugar ao luto. Nossa família foi destruída. Não foi só uma vida que ele tirou, mas duas, pois ela estava grávida. Minha mãe desmaiou duas vezes quando soube. A mãe dela tem uma dor que só ela sabe. O que nós queremos é justiça, não que ela seja só mais um número - diz Gerson.

Na última quarta-feira, a Polícia Civil prendeu Bruno Luís Gomes do Canto, 20 anos, o namorado apontado como autor do feminicídio de Brenda. A motivação para o crime ainda é investigada, mas a principal hipótese apurada pela polícia tem relação com a suposta gravidez, que o teria desagradado. _

Suposto autor teria ficado contrariado ao saber que ela estaria grávida

Nenhum comentário:

Postar um comentário