terça-feira, 16 de julho de 2024


Primeiro passo para a prevenção

Estamos completando 10 anos da campanha Julho Verde, iniciativa da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço (SBCCP) com o intuito de alertar a população e promover maior conhecimento acerca desse tipo de câncer através de ações promocionais e educativas direcionadas a profissionais de saúde e pacientes.

Câncer de cabeça e pescoço é um termo genérico, que abrange diversos tipos diferentes de tumores que surgem nas estruturas do trato aerodigestivo alto (lábios, boca, garganta, laringe, cavidade nasal e seios paranasais), de glândulas salivares, tireoide e pele da região da cabeça e do pescoço.

Dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca) dão conta de que sejam diagnosticados quase 40 mil novos casos no Brasil em 2024, sendo 4,8 mil na Região Sul. Esta estatística não inclui cânceres de pele, o que torna o problema ainda maior. A exposição solar, associada à descendência europeia de boa parte da nossa população são fatores de risco para a alta incidência de tumores de pele em nosso meio.

Os principais fatores de risco para os tumores de boca e garganta são velhos conhecidos: o abuso crônico de cigarro e álcool. O vírus HPV, implicado no câncer de colo de útero nas mulheres, é responsável por parte dos casos de câncer de garganta. O contágio é por via sexual e a prevenção é possível através da prática de sexo seguro e vacinação: a vacina está disponível no SUS para meninas de nove a 14 anos e meninos de 11 a 14 e para grupos de risco.

O tratamento depende de diversos fatores: tipo de tumor, localização anatômica, estágio e condições gerais de saúde do paciente. Pode envolver cirurgia, radioterapia e quimioterapia, ou combinações destes.

A presença de lesões de pele e mucosas que não cicatrizam em duas semanas, assim como alteração da voz, dificuldade ou dor para engolir e a presença de nódulos no pescoço devem ser devidamente valorizadas e investigadas por profissional competente. Conheça seu corpo, valorize suas queixas e não espere para dar o primeiro passo: procure orientação. Quando diagnosticados em fases iniciais, as chances de cura são superiores a 90%. _

Virgílio Zanella

Cirurgião de cabeça e pescoço da Santa Casa de Porto Alegre

O turismo de eventos e a retomada

O setor turístico é mais do que um dos pilares da economia global, ele também desempenha um papel fundamental na recuperação econômica de regiões específicas, como é o caso agora do Rio Grande do Sul. Na engrenagem econômica, o turismo é um dos setores mais dinâmicos, gera empregos, promove o desenvolvimento de infraestrutura e incentiva o comércio.

No Rio Grande do Sul, a Região das Hortênsias se destaca não apenas pela sua beleza natural e pelo clima, mas também pela sua capacidade de atrair milhões de visitantes ano a ano. Gramado e Canela, em particular, são destinos conhecidos por sua hospitalidade, infraestrutura turística de alta qualidade e uma rica oferta cultural e gastronômica. Essas características atraem turistas em busca de experiências únicas e são um ímã para os eventos.

O Connection Terroirs do Brasil, que ocorre em Gramado de 28 a 31 de agosto, é um acontecimento emblemático que exemplifica como o turismo pode impulsionar a economia. Este evento celebra a diversidade dos produtos brasileiros e cria oportunidades para produtores se conectarem com mercados nacionais e internacionais.

Ao destacar a qualidade e a variedade dos terroirs brasileiros, o evento fortalece a identidade cultural das regiões, fomenta o turismo gastronômico e promove a sustentabilidade, atraindo visitantes interessados em explorar as paisagens, os passeios, os sabores autênticos e as histórias por trás dos produtos. Muitas regiões, inclusive, estão desenvolvendo seu potencial turístico induzidas pela procura de produtos com a personalidade dos seus territórios.

O setor já foi percebido como um motor econômico essencial para a recuperação pós-pandemia e isso ocorre novamente agora nesse pós-catástrofe. Ele tem poder transformador e nesta toada entra em voga o que chamamos de turismo regenerativo, que terá espaço nesta edição do Connection. Entendemos que ao investir no turismo de forma sustentável e inclusiva, podemos garantir um futuro próspero e vibrante. 

Marta Rossi

CEO da Rossi e Zorzanello Eventos e Empreendimentos de Gramado 

Nenhum comentário:

Postar um comentário