segunda-feira, 27 de agosto de 2012



27 de agosto de 2012 | N° 17174
SÓ OS APAIXONADOS

A torcida sofreu

Foram 10.627 herois, ontem no Beira-Rio. Molhados, gelados, embarrados, encurralados e mal acomodados, torcedores que se atreveram a ir ao estádio sentiram, na pele, como ver futebol ainda está distante de ser um espetáculo confortável.

Com sua capacidade reduzida pelas reformas para a Copa de 2014, as condições do estádio pioraram uma tarde que já seria difícil pelo frio e chuva. Depois da reforma, o Beira-Rio será moderno e confortável.

Mas, ontem, nas arquibancadas descobertas e expostas à intempérie, mãos e pés pareciam congelar, e não havia café suficientemente quente para devolver-lhes o calor. No anel superior, os torcedores viam o estranho vazio das arquibancadas inferiores demolidas de um lado e parcialmente repostas, do outro.

Uma parte mais afortunada da torcida ainda conseguiu se espremer e se abrigar embaixo de um pedaço do que resta da marquise do estádio. Mas a maioria enfrentou a tarde sem proteção, a não ser o capuz dos agasalhos ou as frágeis capas de chuva vendidas pelos camelôs – que às vezes se desfaziam antes mesmo do jogo começar.

Aliás, não foi jogo para ver sentado. Não que estivesse eletrizante, mas porque só louco para sentar na pedra fria e molhada – as cadeiras do Beira-Rio já foram retiradas para aumentar a capacidade do andar de cima.

Para a torcida do Grêmio, em número reduzido devido à reforma para a Copa de 2014, ainda houve o longo e constrangedor processo de ser conduzida, quase como gado, por um brete formado pela Brigada Militar desde o Olímpico até o Beira-Rio, situação que será repetida na rodada final do Brasileirão – o último Gre-Nal da história do Estádio Olímpico.

Para chegar até a rampa de acesso, porém, foram 40 minutos de espera em um corredor com cerca de 10 metros de largura, feito de tapumes pintados de preto, o que aumentava a estranha sensação de se estar preso a céu aberto.

– Esse é o estádio da Copa, padrão Fifa? – tripudiava um gremista.

Mesmo torcedor que, após cobrar qualidade nas instalações, parou em frente a uma das paredes colocadas pelo Inter no caminho dos gremistas, abriu a braguilha da calça e aderiu à fila do xixi. Realmente, para ir ao jogo neste domingo, só sendo um torcedor realmente apaixonado.

elton.werb@zerohora.com.br