quinta-feira, 30 de agosto de 2012



30 de agosto de 2012 | N° 17177
PRIMEIRAS BRAÇADAS

Caixeiros Viajantes descobre talentos

Projeto de natação escolar, que tem valor reduzido para alunos da rede pública, está com inscrições abertas para setembro

Há 10 anos, um projeto de natação para crianças, com benefícios para alunos da rede pública, tem sido um garimpo de novos talentos do esporte na região. O Projeto Natação Escolar do Clube Caixeiros Viajantes, criado em 2002 pelo professor Wilson Mattos, já ensinou noções de natação para mais de mil crianças, e algumas viraram destaques nacionais no esporte.

Em busca de inclusão social, renovação das categorias de base do clube e revelação de novos talentos, o Caixeiros Viajantes iniciou o projeto com 240 crianças entre oito e 12 anos, todas de escolas públicas. Os custos de transporte, alimentação e equipamentos eram patrocinados – a criança só precisava manter a frequência nos treinos e tirar boas notas na escola.

– Em um período de três meses, é possível ter um primeiro contato com a piscina e adquirir noções dos estilos de natação. Ao final, selecionamos quem tem potencial para participar de uma pré-equipe – explica.

Dois anos depois, o projeto ganhou o prêmio de “Melhor caso de sucesso entre clubes do Brasil” no Congresso Brasileiro de Clubes. Também projetou atletas como Jéssica Hernandez e Gustavo Godoy, com destaque no cenário do sul do Brasil. Nas palavras do professor:

– O talento é um diamante que temos de polir com cuidado. Muitos talentos apareceram por aqui, mais do que imaginávamos – fala, com orgulho.

De lá para cá, algumas coisas mudaram. Depois de alguns anos de recesso, o projeto voltou à ativa em 2010. Com menos vagas e com exigência de mensalidade, foi aberto para o público em geral. As crianças de escolas públicas, no entanto, ainda têm o benefício de pagar uma mensalidade reduzida. Na última edição, em 2011, 35 alunos participaram do Natação Escolar. Uma nova turma iniciará na primeira quinzena de setembro.

– Em média, o aproveitamento para a pré-equipe é de 10%. Mas o mais importante é dar oportunidade a essas crianças de conhecer o esporte e descobrir suas potencialidades – ressalta.