sexta-feira, 31 de agosto de 2012



31 de agosto de 2012 | N° 17178
PAULO SANT’ANA

A ética

Há muito tempo, na Rua Voluntários da Pátria, aqui em POA, havia um próspero comerciante que tinha um filho de 10 anos de idade.

O filho foi visitar o pai na loja e, num momento de folga, perguntou: “Pai, o que é ética?”.

O pai ficou pensativo como todos os pais ficam quando os filhos lhes fazem perguntas.

Mas em seguida respondeu: “Meu filho, vou te explicar o que é ética. Por exemplo, um cliente entra aqui na minha loja e faz uma compra no valor de R$ 200. Na hora de me pagar, ele se engana e me dá R$ 400, retirando-se. Deu-me, portanto, R$ 200 a mais. Eu embolso o dinheiro e fico num dilema que se chama ética: comunico ou não ao meu sócio aqui na loja que recebi R$ 200 a mais? Essa dúvida é a ética, meu filho”.

Fiz recentemente na televisão uma previsão sobre quanto duraria como técnico do Internacional o Paulo Roberto Falcão. Afirmei que Falcão só duraria 90 dias no Internacional, o que foi um risco, afinal ele é ídolo do clube e declarou quando assumiu que pretendia ser o treinador mais duradouro da história do Inter.

Falcão foi demitido do Internacional três dias antes do prazo de 90 dias que lhe dei. Durou 87 dias.

Então eu fui pro Jornal do Almoço no dia em que Falcão foi demitido e fiz no ar um requerimento ao então presidente da RBS, Nelson Sirotsky: pedi a ele minha demissão como comentarista.

E justifiquei meu pedido de demissão: eu errara por três dias o prazo de duração de Falcão como treinador do Inter.

E pedia demissão ao Nelson porque comentarista não pode errar nunca, nem que seja por apenas três dias.

Pois bem, agora o treinador do Internacional é Fernandão. E eu não escrevi quanto tempo ele iria durar no clube por uma razão, embora eu soubesse o tempo curto que Fernandão vai durar no Inter, não precisei a data de sua demissão porque iriam os leitores dizer que eu ando agourando todos os treinadores colorados que são ídolos no clube. Então me fechei.

Só que agora surgiram rumores e presságios sobre a demissão de Fernandão, o time está fazendo péssima campanha no Brasileirão e também está nove pontos atrás do Grêmio na tabela.

Fernandão declarou anteontem que sabe que ser demitido, ou não, é coisa do futebol. Ele sabe que o Falcão, que é ídolo no clube, e o Gabiru, o jogador que marcou o célebre gol da vitória do Internacional sobre o Barcelona no título mundial colorado, foram demitidos do Internacional sem cerimônia.

Por que estou escrevendo isso? Por um só motivo. É que me enche de curiosidade o seguinte: caso Fernandão seja demitido, ele sairá por inteiro do Internacional ou retornará à sua função de diretor de futebol?