quinta-feira, 22 de novembro de 2012



22 de novembro de 2012 | N° 17261
PAPAI NOEL DOS CORREIOS

O fim dos patos obesos

O foie gras está proibido na Califórnia. O foie gras é o fígado de um pato ou ganso gorducho, uma especialidade da culinária na França. E é uma delícia com textura amanteigada – que nunca experimentei.

Eu adoro comer. Gostaria de passar os dias inteiros comendo. Mas não queria ser um pato de engorda. Os tratadores socam comida e mais comida, à força, na goela dos bichos engaiolados. É cruel.

O lago do Parque Moinhos de Vento tem patos. Simpatizo com eles. À noite, quando corro, costumo ficar a sós com os patos. Somos, tipo assim, amigos. Já dividi muitos assuntos com os patos. Eles são bons ouvintes. Ficam ali, parados, fitando-me com um olho só, de lado. Mas me encaram. Gosto de quem olha no rosto quando falo. Como os patos do Parcão.

Esses tempos, roubaram uns patos dali. Desconfio que foi alguém que não tinha amigos, nem Facebook, e precisando muito de ouvintes, levou os pets para que ficassem de ouvintes de seus conflitos, em tempo integral.

Na Califórnia, sob o amparo de lei recente, nenhum pato será mais engordado à força. Os franceses ironizam, já que os tribunais californianos ainda usam a pena de morte nos humanos. Os franceses não têm pena de pato. Coisa que os patos e eu temos. Estou feliz pelos patos da Califórnia, agora esbeltos como os patos do Parcão.