sexta-feira, 30 de novembro de 2012



30 de novembro de 2012 | N° 17269
PAULO SANT’ANA

Fracassei

Quase não dá para acreditar. Uma operadora telefônica fazia cair ligações dos usuários para cobrar mais pelas religações.

Ou seja, uma famosa operadora telefônica armou dispositivo mediante o qual instalou quedas automáticas nas ligações para lucrar com as novas ligações que os usuários tinham de fazer.

Eu não entendo como é que continua funcionando uma operadora que procede com essa fraude gigantesca.

Evidentemente, nós, usuários, agora vamos dizer que era por isso que caíam tanto as ligações.

Não dá para acreditar numa safadeza dessas.

Foi por isso, então, que a Anatel decidiu que ligação telefônica com duração de menos de dois minutos, daqui para diante, quando sofrer queda, não poderá ser cobrada novamente. Quantas vezes cair a ligação, doravante, terá de ser cobrada uma vez só.

Medida justa e humana com os consumidores.

Faleceu na madrugada de ontem Joelmir Beting, um dos maiores jornalistas brasileiros de todos os tempos.

Ele traduziu magistralmente para o noticiário a economia, antes dele inalcançável para os ouvintes e leitores.

Era dono de uma expressão enriquecedora do vocabulário, tinha uma inteligência rara.

Morreu um cara que vai fazer muita falta para as comunicações.

Para ser honesto, tenho de confessar aos meus leitores que devo ter fracassado na minha tentativa de deixar de fumar.

Em quatro dias de experiência, de segunda-feira passada até ontem, quando antes teria fumado 240 cigarros (três maços por dia), consegui fumar apenas 40 cigarros. Na verdade, para deixar de fumar, teria que não fumar nenhum cigarro nos últimos quatro dias.

Não foi possível, não consegui resistir à tentação. Eu já sabia que era dependente do cigarro, tanto que, quando comuniquei que iria tentar parar de fumar, não deixei de assinalar que não acreditava no meu sucesso.

Os médicos Carlos Barrios e Luiz Edmundo Mazzoleni, quando leram a minha promessa, imediatamente me telefonaram e praticamente me asseguraram que era impossível, sozinho, eu largar o cigarro. Queriam dizer que eu precisava de uma ajuda médica ou química.

Não sei agora o que vou fazer, tentarei manter essa redução significativa de cigarros fumados que obtive nesses quatro dias, mas nem isso talvez eu consiga.

Que vício triste. Não sei como pessoas como o Cláudio Brito e o Moisés Mendes conseguiram largar do cigarro sem ajuda de ninguém e de nada, é um milagre que eles atingiram e que eu desconfio que jamais atingirei.

Tenho três filhos e os três não fumam. Mas um neto meu de 25 anos já é fumante.

Que vício triste!