segunda-feira, 26 de novembro de 2012



26 de novembro de 2012 | N° 17265
KLEDIR RAMIL

Rumo à Estação de Par ou Ímpar

Maria Fumaça foi a música que lançou Kleiton & Kledir, quando participamos do Festival da Tupi, em 1979. Essa locomotiva faz parte da nossa história. Tem nos levado a muitos lugares interessantes e agora nos proporciona uma nova travessia até um mundo de sonhos e fantasias: Par ou Ímpar, um lugar mágico, criado no palco pela exuberância cênica do Grupo Tholl.

O espetáculo começa intencionalmente com uma releitura de Maria Fumaça. A canção original contava a história de um noivo que não queria perder o casamento, pois iria dar o golpe do baú. Essa nova versão, que recebeu o subtítulo “rumo à Estação de Par ou Ímpar”, conta a história de dois amigos que viajam a um lugar encantado onde vai haver uma festa e um torneio, em que estará em jogo a mão da Princesa Spirulina e uma bolsa de moedas de ouro.

Acostumados a descer sempre na Estação de Pedro Osório, nessa nova aventura Kleiton e eu desembarcamos na Estação de Par ou Ímpar e vamos sendo envolvidos por um mundo cheio de coisas estrambólicas. Um mágico lunático, uma formiga atômica, um monte de pirulitos esquisitos, ETs que soltam pum perfumado... e até uma pracinha com uma gurizada fazendo tanta estripulia que eu não sei nem como contar. Entusiasmados, entramos na brincadeira e, acredite, o Kleiton ainda pula corda como se fosse um moleque.

Lá pelas tantas, conseguimos uns cavalos emprestados pra ir mais rápido. Estávamos loucos pra chegar no tal torneio e aí, para surpresa geral, quem aparece pra desafiar a dupla é “uma guria”, a atriz Fabiana Karla (que acaba de brilhar na novela Gabriela). E mais não conto pra não perder a graça.

O final, é claro, termina em festa. Aliás, o espetáculo inteiro é uma grande festa. As crianças adoram, os pais se emocionam. Estivemos em Curitiba há poucos dias, apresentando o espetáculo em praça pública para 15 mil pessoas e aí quem se engasgou fui eu. Na plateia, várias pessoas choravam de emoção. Lindo demais.

Par ou Ímpar é uma montagem visualmente deslumbrante, que pretendemos levar a todo Brasil no próximo ano. Um espetáculo musical, teatral e circense, em que transparece o talento do diretor João Bachilli, de cada integrante do Tholl e, em especial, dessa estrelinha de oito anos chamada Evelyn Araújo.

Tudo isso foi gravado ao vivo no Teatro Bourbon de Porto Alegre e está sendo lançado agora em DVD (direção Pena Cabreira), e em um programa de televisão (direção Gilberto Perin), que a RBS TV apresenta em quatro capítulos, todos os sábados, às 12h30, a partir do dia 1º de dezembro. Com reprises na TVCom.

Seja bem-vindo a bordo. Boa viagem e divirta-se!