sexta-feira, 30 de novembro de 2012


Jaime Cimenti

Amores cruzados, incertezas e interesses silenciados

O romance A melhor história está por vir, da professora e escritora espanhola María Dueñas, autora do best-seller O tempo entre costuras, que já vendeu mais de um milhão de exemplares pelo mundo, mostra novamente suas qualidades de hábil narradora e um texto denso, de arquitetura ficcional requintada.

María Dueñas é doutora em Filologia Inglesa e professora titular da Universidade de Múrcia, na Espanha. Ela deu aulas em universidades norte-americanas, é autora de trabalhos acadêmicos e participou de diversos projetos educacionais, culturais e editoriais.

A narrativa de A melhor história está por vir se passa, por sinal, em ambientes acadêmicos. Incapaz de se recompor do final trágico de seu casamento, Blanca Perea, a protagonista, aceita o trabalho de organizar os arquivos do professor Andrés Fontana na Universidade de Santa Cecília, na Califórnia.

O campus que a acolhe se mostra bem mais atraente do que o previsto, e a quantidade imensa de trabalho a faz começar a seguir com a vida enquanto tenta tirar o falecido professor Fontana do esquecimento. Para tal tarefa, vai contar com a ajuda do charmoso professor Daniel Carter, especializado em literatura espanhola, mas, ao mesmo tempo, vai lidar com o rígido diretor Luis Zárate.  Entre o passado de Fontana e o presente de Carter, Blanca começa a descobrir que Santa Cecília esconde muitos segredos e que sua missão será revelá-los, doa a quem doer.

Amores cruzados, incertezas e interesses silenciados virão à tona. Entre a Espanha e os Estados Unidos, a escritora liga os pontos de uma trama cinematográfica de reencontro e superação, presenteando seus leitores mais uma vez.

O casamento de vinte anos, que parecia feliz de Blanca, terminara bruscamente quando seu marido a trocara por uma mulher mais jovem e, ainda por cima, logo ela foi avisada de que, além da nova união, o casal também esperava um filho.

Com o coração em frangalhos, ela resolvera aceitar a proposta de trabalho da Califórnia, uma oportunidade, também, para descobrir-se melhor e reconstruir sua felicidade. O título do livro sintetiza o que a autora considera essencial: na vida, o melhor está sempre por chegar e há sempre tempo para viagens, novos caminhos e mudanças.

O romance, em síntese, é um tributo às segundas oportunidades, ao sempre possível recomeço.  Editora Planeta, 352 páginas, tradução de Sandra Martha Dolinsky, www.editoraplaneta.com.br.