segunda-feira, 26 de novembro de 2012



26 de novembro de 2012 | N° 17265
PAULO SANT’ANA

Quero deixar de fumar

Quero deixar de fumar

Estou seriamente empenhado a deixar de fumar a partir do dia de hoje.

Não sei por que não foi a partir de ontem, era domingo, talvez eu quisesse aproveitar mais um dia de felicidade. Mas quero ver se a partir da meia-noite de domingo consigo deixar de fumar.

Preciso deixar de fumar. Meus pulmões devem estar atingindo o limite de sua resistência ao enfisema. Enfisema incipiente eu já tenho, mas isso quer dizer que não tenho ainda a lesão enfisemal, tudo indica que ainda há tempo para a salvação.

Como todos já souberam por mim, tenho uma tontura incapacitante que me tirou a alegria de viver.

E o médico Matias Kronfeld arrisca dizer que minha tontura, para a qual não encontrei ainda diagnóstico, se deve ao cigarro. Se eu conseguir deixar de fumar, tomara que esta tontura tenha origem mesmo no cigarro, é muito difícil que o seja, mas quem sabe...

Para falar com franqueza, não acredito que tenha sucesso essa minha terceira tentativa em deixar de fumar. Não creio porque esse vício está por demais arraigado ao meu físico e à minha personalidade.

Mas vou tentar, afinal, Deus não mandou ninguém vencer, mandou tentar. Darei notícias a meus leitores sobre a evolução ou involução dessa minha tentativa para mim histórica: se eu falhar agora, nunca mais conseguirei me livrar desse terrível vício.

O problema todo reside em que considero uma delícia incomparável fumar, com certeza o maior prazer que desfruto. Se uma pessoa é viciada em comer churrasco e é obrigada a deixar de fazê-lo, pode substituir esse vício, digamos assim, por outro tipo de comida.

E eu não tenho nada para substituir o cigarro. Maconha nunca me atraiu, jamais fumaria, talvez porque seja uma prática ultrajante e antissocial.

Neste instante em que escrevo esta coluna e assumo o compromisso de parar de fumar a partir de hoje, não por casualidade estou fumando um cigarro, como que a me despedir desse deleite que desfruto há cerca de 50 anos.

E saboreio esse cigarro inconvicto de que deixarei de fumar a partir de hoje, até mesmo porque essa carga de prazer que significa eu estar fumando é acompanhada do remorso de que poderei, quem sabe, divorciar-me dessa prática.

Parece meio confuso o que estou dizendo, vou tentar deixar de fumar a partir de hoje, mas não acredito no êxito dessa minha tentativa.

Eu tinha de acreditar. Afinal, deixar de fumar seria uma prova de que sou um homem capaz de renúncia.

E todo homem que não é capaz de renúncia não é, afinal, por fraqueza e falta de vergonha na cara, verdadeiramente um homem.