quarta-feira, 9 de setembro de 2015



09 de setembro de 2015 | N° 18289
ONDA DE VIOLÊNCIA

PROPOSTAS EM XEQUE NA SEGURANÇA

ENQUANTO PREFEITO DA CAPITAL exige que Força Nacional ou Exército atuem na cidade, governo do Estado garante que não é necessário e pede auxílio da Guarda Municipal


A onda de criminalidade que assusta os gaúchos fez florescer ontem um embate que gerou mal-estar entre o prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, e o secretário da Segurança Pública, Wantuir Jacini. Enquanto o chefe do Executivo da Capital se declarou a favor de o governo do Estado pedir auxílio do Exército ou da Força Nacional de Segurança Pública para melhor proteger a a cidade, Jacini propôs que a Guarda Municipal ajude a Brigada Militar.

Em entrevista à Rádio Gaúcha, falando sobre a precariedade do policiamento, Fortunati disse que o “grande problema da tropa é a desmotivação por causa do parcelamento dos salários” e que, no final de semana, pediu que fosse marcada uma reunião com o governador para discutir o assunto:

– Vou pedir aumento do efetivo da BM. Como está, não pode continuar – disse.

Fortunati lembrou que, em maio, teve uma reunião com a cúpula da segurança pública porque já considerava o momento delicado. Disse que recebeu respostas positivas, mas, agora, diante da crise financeira do Estado, a situação se agravou muito.

– Servidores em operação-padrão ou paralisados e a população mal-intencionada achando que o território está livre para o crime. Este é o pior cenário – disse o prefeito.

Para Fortunati, a presença do Exército ou da Força Nacional seria “extremamente importante, pois aumentaria a sensação de segurança”. Na semana passada, um eventual apoio federal chegou a ser mencionado em uma reunião em Brasília, no Ministério da Justiça, com a participação de Sartori. Mas o governador descartou ajuda da Força Nacional, afirmando que confia na polícia gaúcha.

SECRETÁRIO PROPÕE INTEGRAR FORÇAS POLICIAIS


Na Secretaria da Segurança Pública (SSP), a proposta de Fortunati não foi bem recebida. O assunto foi discutido em uma reunião com representantes das corporações da área de segurança estadual e da Guarda Municipal. O encontro se encerrou com uma proposta do secretário Jacini de aprimoramento do trabalho integrado entre a BM e a Guarda Municipal, “visando promover ações conjuntas e com efetividade”.

Na prefeitura, Fortunati enfatizou as atribuições legais da Guarda de proteger o patrimônio municipal:

– Não posso simplesmente começar a retirar os guardas de uma hora para outra de seus postos. Com isso, estaria desprotegendo os prédios municipais, ou seja, vestindo um santo, mas desvestindo outro.

Em Brasília, Sartori sinalizou que intervenção federal, no momento, não é cogitada:

– Temos uma Brigada Militar que tem 177 anos. Até o momento em que ela tiver condições de dar conta do recado e fazer o trabalho que vem fazendo, apesar de todas as dificuldades, está cuidando da sociedade.

adriana.irion@zerohora.com.br joseluis.costa@zerohora.com.br

O QUE SÃO


A FORÇA NACIONAL DE SEGURANÇA PÚBLICA
-Coordenada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), em Brasília, foi criada em 2004 para auxiliar Estados em situações emergenciais, atendendo pedidos de governadores, mas também atua para dissolver distúrbios em áreas federais como invasão de usinas e de rodovias.

-É formada por cerca de 1,2 mil PMs e bombeiros de esquadrões de elite das polícias militares estaduais, contando com agentes civis (para investigações) e peritos criminais (para necropsias) escolhidos para missões por até dois anos. Os PMs atuam com capacetes e escudos, armados com carabinas calibre .556 e pistola calibre .40. Desde que foi criada, 11 mil policiais já atuaram em ações em 14 Estados como Rio de Janeiro e Santa Catarina.

A GUARDA MUNICIPAL DA CAPITAL
-Existe em Porto Alegre desde 1892 com a função de proteger o patrimônio do município, como escolas, postos de saúde, repartições, parques e praças.

-Está subordinada à Secretaria Municipal de Segurança, contando com cerca de 500 agentes divididos em equipes que atuam 24 horas, com efetivos fixos, e em carros e motos, habilitados a portar arma (usam revólver calibre 38).

-Por meio de central de operações, monitora 230 prédios municipais dotados de alarmes e também recebe queixas referentes a pichação e danos ao patrimônio público. A Guarda também atua em eventos na segurança de autoridades do Executivo municipal.