sábado, 18 de setembro de 2021


18 DE SETEMBRO DE 2021
CHAMOU ATENÇÃO

O arco está embrulhado

Quem estiver em Paris poderá visitar, a partir deste sábado, a embalagem impressionante de um dos monumentos mais emblemáticos da capital francesa, o Arco do Triunfo. Trata- se da obra póstuma do artista Christo (1935-2020) e de sua companheira, Jeanne-Claude (1935-2009), e que foi executada pelo sobrinho do artista, Vladimir Yavachev.

O "embrulho" consiste em 25 mil metros quadrados de tecido de polipropileno reciclável, que ganha tons azulados sob o sol, preso ao monumento por três quilômetros de cordas na cor vermelha. Na quinta-feira, o presidente francês Emmanuel Macron inaugurou a novidade:

- Christo e Jeanne-Claude teriam ficado muitíssimo emocionados - disse o presidente em um discurso no terraço do monumento, na presença da prefeita de Paris, Anne Hidalgo.

A praça ao redor do monumento, um dos pontos mais importantes da cidade, será fechada ao trânsito nos fins de semana até 3 de outubro, quando o pacote será desfeito.

Anne Hidalgo explicou que a experiência prévia da cidade com Christo, quando ele empacotou a Pont Neuf, em 1985, foi decisiva para autorizar esta nova aventura artística. O projeto de uma das pontes que cruzam o Rio Sena, "foi uma maneira de despertar esta cidade", afirmou Anne.

O Arco do Triunfo, que começou a ser construído em 1806, durante o regime de Napoleão, reúne em suas fachadas e colunas as vitórias do então imperador, e sob as colunas está o túmulo do soldado desconhecido, com uma chama que é acesa todas as noites.

Com custo de 14 milhões de euros, o projeto foi totalmente autofinanciado com a venda de obras da Fundação Christo.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário