quinta-feira, 30 de setembro de 2021


30 DE SETEMBRO DE 2021
INFORME ESPECIAL

DO BEM

Em campanha pelo Outubro Rosa, a rede de franquias Bella Gula transformou a tradicional torta red velvet em pink velvet, em alusão à cor que representa a luta contra o câncer de mama. Parte das vendas do produto realizadas até o fim do mês será doada ao Instituto de Mama do RS. Um material informativo também será distribuído, ensinando a fazer o autorreconhecimento das mamas.

Empatia

Para quem gosta de andar com as magrelas pela cidade, passar ao lado de um ônibus pode ser um verdadeiro pesadelo. Pensando em proporcionar uma experiência real, a Coleurb, empresa de transporte coletivo urbano que atende Passo Fundo, instalou bicicletas fixas no pátio para que motoristas e cobradores tenham uma vivência diferente da qual estão acostumados no cotidiano. A iniciativa faz parte das ações da Semana Nacional do Trânsito.

Nota 10

O papai pop Marcos Piangers é a atração principal de um evento online e gratuito promovido pelo Sebrae para os professores gaúchos.

O objetivo é compartilhar reflexões e informações sobre saúde emocional e autocuidado com os mestres, que enfrentam os desafios da adaptação às novas plataformas de ensino e às tendências educacionais em transformação.

Inscrições: https://gzh.rs/3A3nxFv

Prestação de serviço

A Justiça do Trabalho gaúcha inaugura, até 15 de outubro, as novas instalações dos foros de Estrela e Novo Hamburgo e das varas de São Borja, Alegrete e Arroio Grande.

Os prédios atendem aos parâmetros de sustentabilidade, acessibilidade, funcionalidade, economia e adequação ao interesse público definidos pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho.

Medicina de ponta

O gaúcho Rafael Roesler foi eleito membro do Subcomitê de Educação da British Neuro-Oncology Society. Vai participar da elaboração de programas e atividades de educação e treinamento dos neuro-oncologistas e neurocirurgiões residentes e estudantes do Reino Unido. "Nesse caminho, trabalharei para identificar avanços que possamos usar no Brasil e estimular o intercâmbio com o Reino Unido", projeta. Roesler é professor titular do Departamento de Farmacologia da UFRGS, atualmente atuando como diretor técnico-científico da FAPERGS.

O médico Marcelo de Abreu é um dos convidados a palestrar em Davos, na Suíça, em um encontro sobre radiologia diagnóstica, área em que atua no Hospital Mãe de Deus. O debate abordará o livro Musculoskeletal Diseases 2021-2024: Diagnostic Imaging, da editora Springer, que conta com a participação de Abreu em um capítulo sobre ressonância da coluna vertebral em conjunto com o médico inglês David Wilson, da Universidade de Oxford.

Ecossistemas

O governador Eduardo Leite anuncia hoje, a partir das 14h, o maior investimento público estadual em inovação dos últimos 20 anos. O programa Avançar na Inovação conta com R$ 112,3 milhões, contemplando a Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia, a Universidade Estadual do Rio Grande do Sul e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul.

O evento, em formato híbrido, será transmitido ao vivo, do Instituto Caldeira, nas redes do governo e da secretaria.

Fica ou não fica?

Os leitores continuam se posicionando sobre a ideia de mudar o Laçador de lugar depois da restauração (https://gzh.rs/3ieRc8k). Abaixo, mais opiniões:

Tempos atrás estive em Posadas, na Argentina, e me chamou atenção uma grande estátua em um ponto avançado sobre o rio Paraná, junto a uma avenida beira-rio. Trata-se de uma homenagem a um líder guarani de nome Andrés Guacurari. Acho que podemos seguir essa ideia, colocando o nosso Laçador em um ponto avançado sobre o Guaíba, junto à orla revitalizada.

Jaime Ramos

Volta o Laçador para onde é o lugar dele, na porta da Farrapos, lugar onde, tu te lembras disso, esteve desde que tu te conheces por porto-alegrense. Que tirar selfie o que... O Laçador é na porta da Farrapos, sempre foi. Chê, tem coisas que não se pode mudar. Viu? Mudaram e não deu certo.

Rodrigo Arus

Nosso Laçador deve ficar onde as pessoas vão. Ali no Gasômetro, onde esteve o monumento ao Descobrimento, seria um belo local. E Paixão Cortes ficaria eternamente grato de assistir o pôr do sol do Guaíba e ser visto diariamente por milhares de pessoas.

Rolnei Corrêa Pinto

TULIO MILMAN

Nenhum comentário:

Postar um comentário