sexta-feira, 24 de setembro de 2021


24 DE SETEMBRO DE 2021
OPINIÃO DA RBS

A RECONSTRUÇÃO DA MARCA BRASIL

Uma série de episódios nos últimos anos agravou um problema fartamente constatado por diplomatas, empresários, pela academia e mesmo por grande parte da população: a degradação da imagem do país perante o mundo. Trata-se de uma percepção que não é somente simbólica ou tem efeitos apenas abstratos. Carrega riscos palpáveis de graves prejuízos em diversas frentes de negócios, da agricultura ao turismo, passando pelos investimentos.

Não deve tardar um esforço conjunto de lideranças políticas, entidades empresariais e da sociedade civil para retrabalhar a marca Brasil. É preciso repensar uma estratégia para reverter a reputação ruim que o Brasil tem consolidado. O melhor juízo sobre o Brasil, é preciso ressaltar, não começou a se deteriorar no governo Jair Bolsonaro, embora agora atinja o seu auge. Vem desde a época da descoberta dos graves escândalos de corrupção durante as gestões do PT, desnudados pela Lava-Jato. O desvio de bilhões, com a Petrobras no epicentro, causou perplexidade além das fronteiras nacionais.

Os recentes episódios que envolveram a passagem da delegação do governo federal por Nova York, para a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas, acentuaram essa preocupação. As cenas da comitiva brasileira comendo pizza em uma calçada, a constrangedora conversa de Jair Bolsonaro sobre vacinação com o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, e o gesto obsceno do ministro da Saúde, que depois testou positivo para a covid-19 nos EUA, foram apenas os mais recentes acontecimentos embaraçosos aos olhos sensatos. A visão externa sobre o país já vinha sofrendo pelo predomínio no noticiário internacional de fatos como destruição ambiental, ameaças de ruptura, péssima gestão da pandemia e declarações que chocam o mundo civilizado.

A busca por tentar reverter a imagem do país não atende a interesses ideológicos e políticos, mas sobretudo econômicos. Ao fim, significa melhores perspectivas para PIB, emprego e geração de renda. O selo de pária historicamente não cai bem no Brasil, conhecido mundialmente pela criatividade, pela alegria, pelo acolhimento e pela cordialidade do povo. É urgente resgatar esses atributos, o que não será possível se mantida a postura atual. Talvez seja uma empreitada que não conseguirá resultados imediatos, mas é preciso dar os primeiros passos. Sob pena de aumentarem os riscos de desvalorização dos produtos nacionais ou mesmo crescer o perigo de boicotes, como os que cercam o agronegócio. 

Até mesmo a vinda de turistas estrangeiros pode ser afetada pela percepção negativa que prepondera no Exterior. Uma boa iniciativa nesse sentido é a criação do consórcio Brasil Verde, composto por alguns Estados, que têm o objetivo de estimular a economia verde e, por consequência, apresenta potencial de começar a resgatar uma visão mais edificante em relação ao país. Mas a tarefa de ressignificar a marca Brasil será árdua e exigirá o engajamento dos mais amplos segmentos da sociedade. E quem sabe, em um futuro não tão distante, contar até com a contribuição do poder central.

OPINIÃO DA RBS

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