quinta-feira, 18 de novembro de 2021



18 DE NOVEMBRO DE 2021
ACERTO DE CONTAS

As gaúchas que mais faturam

Está saindo do forno o novo ranking que aponta quais as maiores empresas da Região Sul. A coluna antecipa as 50 companhias do Rio Grande do Sul que tiveram maior faturamento em 2020, um ano peculiar marcado pela pandemia. O levantamento do Grupo Amanhã e PwC Brasil considera a receita líquida. O topo do ranking segue com a Yara Fertilizantes e o Sicredi, que lideraram, também, a lista no ano passado. Em terceiro lugar, ficou o Banrisul, ganhando uma posição em relação a 2019. Em quarto, está a RGE, que também ganhou uma posição, e, em quinto, a Lojas Renner, que perdeu dois lugares no ranking, mas ainda ficou no Top 5.

A maior alta de receita foi de 77,4%, registrada pela Taurus. A fabricante de armas passou por profunda reestruturação financeira nos últimos anos, tem batido recordes de vendas e vem anunciando uma sequência de investimentos no Rio Grande do Sul. Já a maior queda de receita foi registrada pela CEEE, com recuo de 69,7%. No ano passado, a companhia teve prejuízo de R$ 1,62 bilhão, o maior da sua história. Agora, em 2021, o controle foi assumido pela Equatorial.

Veja as 50 empresas e mais detalhes em gzh.rs/50empresas. A lista faz parte do ranking 500 Maiores do Sul, que será divulgado hoje.

Baque na conta de luz

O aumento médio de 14,62% na tarifa de energia da CEEE Equatorial veio cerca de 50% acima do previsto. Em audiência pública da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) no final de setembro, foi apre­sentado reajuste de 9,52%.

Ao programa Gaúcha Atualidade, o gerente de Regulação da CEEE Equatorial, Lázaro Soares, apontou como motivos: a alta maior do custo da energia e o impacto da inflação nos contratos. Ouça a entrevista aqui: gzh.rs/reajuste.

GIANE GUERRA

Nenhum comentário:

Postar um comentário