segunda-feira, 1 de julho de 2024


01 DE JULHO DE 2024
VARIEDADES

VARIEDADES

O que é MTG? Recriações de hits viralizam nas redes sociais

Tendência

Canções de sucesso ganharam nova vida nos últimos meses com recriações de terceiros que incorporam a batida do funk. Enquanto alguns autores entendem as chamadas "montagens" como oportunidade de atingir novos públicos, outros resistem

No Top Brasil da plataforma de áudio Spotify, Quem Não Quer Sou Eu figura entre as 10 músicas mais ouvidas. Mas não se trata da gravação original de Seu Jorge, e sim de uma recriação do DJ Topo, sinalizada por uma sigla no título: MTG Quem Não Quer Sou Eu.

A tendência tomou conta das redes sociais nos últimos meses. Artistas como Caetano Veloso (Você Não me Ensinou a te Esquecer), Alceu Valença (Morena Tropicana) e Tribalistas (Já Sei Namorar) também tiveram canções recriadas por terceiros, ganhando destaque em plataformas como TikTok e Instagram, nas quais os vídeos curtos são compartilhados e visualizados por milhões de pessoas.

A montagem que o produtor Mulú criou a partir da música Chihiro, da cantora norte-americana Billie Eilish, acumulou 2,6 milhões de visualizações no TikTok em apenas 12 dias.

Belo Horizonte

MTG é uma abreviação para "montagem" - colagem de uma ou mais músicas, com novos ritmos e efeitos sonoros, que ganhou popularidade em Belo Horizonte, conforme a revista Billboard. Para se diferenciarem de funks criados em São Paulo e no Rio, os DJs e produtores mineiros passaram a utilizar a sigla no título das faixas.

Embora não se caracterize como um estilo musical, a MTG faz parte da história do funk há décadas, como mostram as músicas Montagem Jack Caçador, Montagem do Sax e Montagem Power Rangers, sucessos das décadas de 1990 e 2000.

Agora turbinada pelo sucesso nas redes sociais, a tendência motiva debate sobre direitos autorais. Alguns autores das gravações originais têm encarado as montagens como formas de alcançar outros públicos. É o caso de Seu Jorge com a já citada MTG Quem Não Quer Sou Eu. No TikTok, a versão da música já ultrapassou seis milhões de visualizações.

- Sempre gostei das músicas do Seu Jorge e estava querendo usar um vocal de MPB para uma MTG. Então, apareceu no meu TikTok um vídeo de uma menina usando a versão original como áudio. Na hora, pensei: "É essa!" - contou Topo ao g1.

Para conseguir lançar a versão, o DJ paulista foi atrás da liberação, concedida pela distribuidora MusicPro, que tem parceria com o selo Black Service, de Seu Jorge. _

Shows em estádios da Capital voltam em agosto

Retomada

William Mansque

Com a enchente que atingiu o Rio Grande do Sul em maio, muitos eventos foram cancelados ou adiados - isso quando espaços dedicados à música não tiveram que encerrar as atividades. O mesmo ocorreu com os shows previstos para os estádios em Porto Alegre, que tiveram a agenda impactada. Porém, essas grandes apresentações devem ser retomadas no segundo semestre (veja quadro ao lado).

Movimentando a economia

Embora a finalidade de estádios e arenas seja essencialmente o futebol, esses locais também costumam abrigar outros eventos destinados a dezenas milhares de pessoas. Além da receita gerada, especialistas do setor apontam que os megashows movimentam diferentes áreas da economia, do turismo ao comércio. _

Agenda dos espaços

Arena do Grêmio

A Arena prevê que o show de Caetano Veloso e Maria Bethânia, marcado para 12 de outubro, seja o primeiro grande evento que o espaço receberá nessa retomada. A Live Nation, produtora da turnê, também confirmou a apresentação à reportagem.

No momento, a Arena passa por reformas - o campo permaneceu submerso por mais de 20 dias. Em relação ao futebol, a administradora do espaço não especifica data, mas afirma que "segue trabalhando para que a retomada seja o mais breve possível".

Beira-Rio

Ainda não há show marcado para o segundo semestre. Conforme a assessoria da Brio, empresa que administra o espaço, o estádio estará apto para jogos e eventos de qualquer porte a partir de julho.

Passo d?Areia

O primeiro estádio a receber shows em Porto Alegre nessa retomada é o do São José. O Natiruts se apresenta no dia 3 de agosto - o evento está confirmado tanto pelo clube quanto pela produtora da turnê, 30E.

A apresentação do Forfun antes prevista para o dia 28 de junho foi adiada e segue sem data definida.

"O estádio segue disponível aos shows", diz o São José em nota. "O alagamento não chegou ao nosso estádio em nenhum momento. Em relação às datas dos shows já agendados, estamos em contato com as produtoras. Elas é que terão essa definição."

Dificuldade com liberação de Billie Eilish

Cerca de uma semana depois de Billie Eilish lançar Chihiro, faixa do álbum Hit me Hard And Soft (2024), o DJ e produtor musical Mulú decidiu transformá-la em funk.

No X (antigo Twitter), ele contou que não esperava o alcance da MTG Chihiro nas redes sociais: "No Spotify, porém, a monetização é automática. Subir a MTG lá seria como se estivesse ?roubando? $ da Billie Eilish".

Após contato com os empresários de Billie e após a música ter chegado a ela e seu irmão e parceiro musical Finneas, a resposta foi de que não há interesse na autorização.

A MTG Chihiro até chegou a ser incluída no Spotify; porém, por DJs que não têm direitos sobre a faixa. Ao g1, Mulú contou que um perfil conseguiu driblar as exigências da plataforma substituindo vocais e instrumentos da música. _

Nenhum comentário:

Postar um comentário