terça-feira, 12 de junho de 2018


12 DE JUNHO DE 2018
ARTIGOS

UMA GRANDE CONQUISTA PARA OS IDOSOS


Existe uma evidente relação entre a qualidade de vida de uma determinada sociedade e a excelência das suas universidades. Propostas e ações que promovam o bem-estar social originam-se da união de esforços da comunidade universitária. A PUCRS, alicerçada na sólida tradição educativa marista, atua de forma alinhada com as demandas da sociedade, em vista da construção de um futuro melhor. 

Para sua satisfação e orgulho, recebeu a notícia de que mais uma das suas ações para melhorar a vida dos seus semelhantes foi aprovada pela Câmara Municipal de Porto Alegre. Trata-se do Programa de Incentivo à Atividade Física para Idosos (Piafi), iniciativa do Instituto de Geriatria e Gerontologia da universidade, que vai contribuir para o rompimento do isolamento social e para a melhora da autoestima.

A última versão do relatório de envelhecimento da Organização Mundial da Saúde aponta recomendações profundas na maneira de formular práticas de saúde e prestar serviços aos idosos. Sabe-se que o sedentarismo ocorre em todas as faixas etárias, mas na velhice ele pode ser mais acentuado pelo mito de que com o envelhecimento deve-se diminuir a intensidade e a quantidade de atividade física. No entanto, esse pensamento é o pior inimigo dos idosos. 

O grande desafio que se apresenta aos educadores sociais, aos cuidadores e aos familiares diz respeito à motivação para que os idosos pratiquem exercícios. O incremento desse hábito às rotinas contribui decisivamente para a saúde pública, com forte impacto na redução de custos com tratamentos, inclusive hospitalares.

As pesquisas acadêmicas mostram em seus resultados que a promoção da saúde começa pela prevenção. No caso dos idosos, a manutenção da capacidade funcional promove maior manutenção dos sistemas fisiológicos por um tempo maior. Nenhum outro segmento da população adquire mais benefícios com a atividade física regular do que os idosos.

O Piafi visa colaborar para que os idosos incorporem uma atividade física regular no seu dia a dia. O intuito é uma velhice mais saudável, com mais qualidade, autonomia, independência, vitalidade e felicidade.

Diretor do Instituto de Geriatria e Gerontologia da PUCRS terranl@pucrs.br - NEWTON LUIZ TERRA