segunda-feira, 25 de junho de 2018



25 DE JUNHO DE 2018
MUNDO

Mulheres assumem o volante na Arábia Saudita

A proibição a que mulheres possam dirigir na Arábia Saudita chegou ao fim ontem, e as novas motoristas, emocionadas e orgulhosas, começaram a circular pela capital, Riad.

O país é um dos mais conservadores e religiosos do mundo. Até ontem, se uma mulher desafiasse a proibição, poderia ser condenada a anos de prisão, multa e chibatadas.

A medida faz parte das reformas liberalizantes nos costumes implementada pelo príncipe herdeiro Mohammad bin Salman. O argumento dos conservadores era de que, ao volante, as sauditas estariam mais expostas a assédio sexual e ao "pecado". As críticas arrefeceram desde que Bin Salman, 32 anos, anunciou o fim do veto, em setembro. Desde então, várias fizeram autoescola. A nova lei também passa a permitir que elas conduzam motocicletas.

Assim que a proibição foi levantada, várias mulheres assumiram o volante nas primeiras horas de ontem para percorrer as iluminadas avenidas da capital e de outras cidades do reino. Algumas colocaram música no volume máximo.

- É um momento histórico para todas as sauditas - disse Sabika Al Dosari, apresentadora de TV, antes de cruzar a fronteira com o Bahrein, a bordo de um sedan.

Logo após a meia-noite, Samar Almogren girou a chave na ignição, um momento inesquecível para ela, que já havia dirigido no Exterior, mas não em seu país.

- Sinto um calafrio. Estar ao volante depois de anos no assento traseiro é inacreditável. Agora a responsabilidade é minha, e estou mais pronta do que nunca para assumi-la - afirmou Samar, vestida toda de branco.

Alguns homens também comemoraram o momento.

- É uma grande conquista - declarou um príncipe saudita, o bilionário Al Walid bin Talal, em um vídeo com sua filha Reem dirigindo uma 4x4, com suas netas aplaudindo no banco traseiro.

A proibição era símbolo do status de inferioridade dado às mulheres no reino. A medida permitirá reduzir sua dependência de motoristas privados ou dos homens de sua família. Muitas compartilharam nas redes sociais planos para este momento. Afirmam que levarão suas mães para tomar café ou sorvete, uma experiência banal para o resto do mundo, mas excepcional na Arábia Saudita. Do ponto de vista econômico, o fim da proibição pode estimular o emprego entre as mulheres.

Segundo uma estimativa da Bloomberg, somaria US$ 90 bilhões para a economia até 2030. Cerca de 3 milhões de mulheres poderem obter a carteira de motorista e começar a dirigir até 2020, segundo a consultoria PricewaterhouseCoopers.